Clero da Arquidiocese participa de curso para formadores e reitores de seminário em Roma

11/11/2022

Clero da Arquidiocese participa de curso para formadores e reitores de seminário em Roma

Dois sacerdotes do clero da Arquidiocese de Porto Alegre estão em Roma desde o dia 07 até o próximo dia 19 de novembro para participar do curso para formadores e reitores de Seminários da América Latina. O encontro reúne cerca de 135 presbíteros que atuam no processo formativo sacerdotal de suas dioceses.  Pe. Cirineu Furlanetto, Vice-Reitor do Seminário Menor São José de Gravataí, e  Pe. Eduardo Kologeski, coordenador do Serviço de Animação Vocacional e pároco da paróquia Nossa Senhora da Salette de Porto Alegre, participam da formação. 

 

Segundo a Santa Sé, o curso para formadores e reitores de Seminários procura responder a uma demanda vinda de vários partes das Igrejas na América Latina, em vista de uma formação integral dos futuros presbíteros para ajudar no processo de colocar nossas (Arqui) dioceses em estado permanente de missão, na perspectiva da missão universal, a partir das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja Católica.

 

Na quinta-feira (10), os sacerdotes participaram de uma audiência privada com o Papa Francisco além de celebrarem a Santa Missa no altar da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tendo como presidente da celebração o Prefeito do Dicastério para o Clero, Dom Lazzaro You Heung.  “Nós tivemos a alegria de sermos acolhidos pelo papa Francisco na sala Clementina, em uma audiência particular. O Santo Padre ressaltou a importância de formarmos os futuros sacerdotes em chave de proximidade com o povo de Deus, e que está proximidade deve ser marcada pal misericórdia e pela ternura. Foi uma benção para todos nós”, destacou  Pe. Eduardo Kologeski.

 

A formação para os sacerdotes da América Latina foi tema de reportagem do portal Vatican News, que pode ser conferido no link abaixo 

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-11/papa-curso-reitores-formadores-seminarios-america-latina.html?mibextid=ubJysA

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: