CNBB vai retransmitir 4 dias de maratona de oração nos santuários marianos em maio

30/04/2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai retransmitir, em suas redes sociais, 4 dias da “maratona” de oração no mês de maio para invocar o fim da pandemia, que aflige o mundo há mais de um ano, e para a retomada das atividades sociais e de trabalho, a pedido do Papa Francisco.

A CNBB transmitirá a abertura e o fechamento, dias 1º e 31 de maio, com a presença do Papa Francisco no Vaticano, no dia 6 em Aparecida (SP) e dia 13 no Santuário de Fátima, em Portugal. Nos dias 1º e 31 de maio, haverá tradução da transmissão para o português pelo jornalista Silvonei Protz, do VaticanNews.  O horário de transmissão será a partir das 12h55 no horário de Brasília (18h do Vaticano).

A “maratona” de oração será aberta neste sábado, 1° de maio, na Capela Gregoriana da Basílica de São Pedro. O Santo Padre rezará junto ao ícone de Nossa Senhora do Socorro.  Todos os dias a oração, nos diversos Santuários do mundo, serão transmitidos ao vivo nos canais oficiais da Santa Sé, sempre às 18 horas (horário de Roma).

Dia 6, terço na casa da Mãe Aparecida

O Papa Francisco quis envolver todos os Santuários do mundo nesta iniciativa, para que se tornassem instrumentos para uma oração de toda a Igreja. A iniciativa está sendo realizada à luz da expressão bíblica: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus” (At 12,5). Do Brasil, conforme lista divulgada pelo Vaticano, integrará esta maratona de oração a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), no dia 6 de maio.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, encarregado pelo Papa de organizar o evento, estendeu o convite a todos os Santuários do mundo, a fim de promover a difusão da iniciativa nas respectivas Regiões, de modo a chegar aos sacerdotes, às famílias e a todos os fiéis, convidando-os a unir-se a esta oração de intercessão e esperança à Santíssima Virgem.

Com a oração do Terço, cada dia do mês é marcado por uma intenção de oração pelas diversas categorias de pessoas mais afetadas pelo drama da pandemia: por aqueles que não puderam se despedir de seus entes queridos, pelos profissionais da saúde, pelos pobres, pelos sem-teto e pelas pessoas com dificuldades econômicas e por todos os falecidos… estas são algumas das intenções que marcarão a oração a Nossa Senhora.

A oração em cada um desses Santuários será transmitida pelos canais oficiais da Santa Sé, seguindo o horário de Roma, às 18h. Foi preparado um breve subsídio litúrgico para fornecer algumas indicações úteis para compartilhar este momento com a própria comunidade. O subsídio em italiano, inglês e espanhol pode ser baixado do site do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (pcpne.va).

Pelo fim da pandemia e retomada da vida

Cada Santuário do mundo é convidado a rezar na maneira e na linguagem em que a tradição local se expressa, a invocar a retomada da vida social, do trabalho e das muitas atividades humanas que foram suspensas durante a pandemia. Este chamado comunitário procura realizar uma oração contínua, distribuída pelos meridianos do mundo, que se eleva incessantemente de toda a Igreja ao Pai através da intercessão da Virgem Maria. Por esta razão, os Santuários são chamados a promover e solicitar o máximo possível a participação do povo, para que todos possam dedicar um momento à oração diária, no carro, na rua, com o smartphone e graças às tecnologias de comunicação, pelo fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Conclusão nos Jardins do Vaticano

Na ocasião, no dia 31 de maio, o Santo Padre abençoará os Terços especiais utilizados especificamente para este evento, que serão então enviados aos trinta Santuários diretamente envolvidos. Várias famílias das paróquias de Roma e região participarão da oração e da leitura, juntamente com jovens representantes dos Novos Movimentos de Evangelização. O Papa Francisco concluirá a maratona de oração a partir de um lugar significativo no Jardim do Vaticano, do qual serão dadas mais informações. Ambos os momentos serão acessíveis às pessoas surdas e com dificuldade de audição através da tradução para a língua dos sinais.

Os 30 Santuários

A oração em cada um desses Santuários será transmitida pelos canais oficiais da Santa Sé, seguindo o horário de Roma, às 18:00 horas. Foi preparado um breve subsídio litúrgico para fornecer algumas indicações úteis para compartilhar este momento com a própria comunidade. O subsídio em italiano, inglês e espanhol pode ser baixado do site do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (pcpne.va).

Para acessar a lista dos 30 santuários selecionados clique aqui

Transmissão pelos Canais de TV de Inspiração Católica do Brasil
18h – TV Evangelizar – Terço Mariano – Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas – Curitiba/PR – diariamente.
18h – Rede Século 21 – Terço Mariano – diariamente.
18h15 – TV Horizonte – Terço Mariano – Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – diariamente.
17h50 – TV Canção Nova – Terço Mariano – Santuário do Pai das Misericórdias (segunda a sexta-feira).
18h – TV Imaculada – Terço Mariano – diariamente.
17h20 – TV Nazaré – Terço Mariano – diariamente.
TV Pai Eterno – Terço Mariano – diariamente em diversos horários na grade.
TV Aparecida – Terço Mariano – Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida – (Um dos 30 Santuários mundiais apontados na carta em pedido do Papa) – horários 6h15 e às 19h segunda a sexta e aos sábados às 8h e às 14h e no dia 06 de maio às 11h00.



Autor:
Patricia Damaceno (ASCOM)

Fonte:
CNBB

Tags: