Coleta da Solidariedade: conheça o trabalho do Fundo Nacional de Solidariedade

30/03/2023

Coleta da Solidariedade: conheça o trabalho do Fundo Nacional de Solidariedade

A abertura da Semana Santa 2023 acontece neste final de semana com a celebração do Domingo de Ramos. Tradicionalmente, a data marca também a promoção da Coleta da Solidariedade, voltada para a Campanha da Fraternidade 2023, que este ano tem como tema Fraternidade e Fome com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). 

 

A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária, sendo instituída pela primeira vez em 1964. Além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs.

 

Confira a mensagem de Dom Jaime Spengler para este Domingo de Ramos: https://youtu.be/WBH7KahCPwU

 

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

 

Com o objetivo de tornar a coleta do Domingo de Ramos ou Coleta da Solidariedade, eficaz instrumento de solidariedade, em 1998, na 36° Assembleia Geral, a CNBB criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o compromisso social, como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. O FNS é responsável por 40% da Coleta da Solidariedade e o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) por 60%. Ou seja, este recurso permanece na diocese de origem, sendo destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.

 

Transparência

 

Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil, tem por objetivo promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem projetos com dificuldade de obterem financiamento. A animação e gestão dos recursos do FNS que esteve a cargo da Caritas Nacional entre 1999 e 2014, agora, assumida pela CNBB, promotora da Campanha da Fraternidade e da Coleta da Solidariedade.

 

Os processos de recebimento, análise, deferimento e acompanhamento de todos os projetos, são de responsabilidade do departamento Social da CNBB, conjuntamente com o Conselho Gestor do FNS-CNBB. Para envio de projetos a Instituição deve estar em conformidade com o Edital do Fundo Nacional de Solidariedade, publicado em fns.cnbb.org.br.  Após o envio, os projetos serão analisados pelo Conselho Gestor do FNS- CNBB. A Instituição poderá acompanhar os status do trâmite do projeto no sistema.

 

No ano de 2022 cinco projetos cadastrados por entidades sediadas no Rio Grande do Sul foram contempladas pelo Fundo de Solidariedade que, somadas, receberam R$ 136.961,70 para o desenvolvimento de ações em suas respectivas áreas. 

 

 



Autor:
ASCOM

Tags: