Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais lança regimento

14/01/2022

Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais lança regimento

A Arquidiocese de Porto Alegre representada pelo seu Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler aprova Regimento da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais . O documento foi assinado e publicado pelo Arcebispo na data de 1º de janeiro de 2022, Solenidade de Maria Mãe de Deus.

A Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais foi criada em 2001 e, ao longo desses anos, tem prestado um auxílio importante e promovido encontros e iniciativas, porém, faltava ainda um regramento específico, que agora, depois de vários estudos e reuniões, tornou-se realidade. Segundo o artigo 1º do Regimento, a Comissão “é o organismo técnico e pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre, responsável pelo que se refere aos espaços celebrativos ou de serviços à evangelização de nossa igreja particular, cabendo-lhe a assessoria e análise das intervenções, reformas, demolições, adequações, construções de novos templos e outras edificações sacras e religiosas e, também, dos projetos de restauração, que se destinam diretamente à ação evangelizadora da Igreja. Compete à mesma a promoção de uma cultura de zelo e conservação do patrimônio histórico-cultural-religioso material e imaterial da Arquidiocese, bem como, promoção, apoio e acompanhamento de iniciativas que favoreçam o conhecimento, a valorização, a preservação e a divulgação de tais bens e artes em suas diversas dimensões”.

Depois de várias reuniões da equipe, o Regimento da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais foi aprovado pelo Sr. Arcebispo Metropolitano. O Regimento entra em vigor na data de sua assinatura.

O Coordenador da Comissão, padre José Antônio Sauthier, informa que a Comissão está reorganizando a equipe a partir das novas orientações, segundo o Regimento agora aprovado. A CAAS, já possui orientações e material de como proceder para encaminhamentos à sua apreciação e parecer técnico da comissão (clique na imagem abaixo para acessar) e que também devem ser seguidas as orientações do Diretório Administrativo (clique na imagem abaixo para acessar) já aprovadas pelo Arcebispo.

 

Confira na íntegra o Regimento:

Docs to download

Regimento Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais



Autor:
Marcos Koboldt

Fonte:
Arquivo Ascom

Tags: