Comunidades mobilizadas para ajudar vítimas das enchentes no RS

08/09/2023

Comunidades mobilizadas para ajudar vítimas das enchentes no RS

Paróquias e comunidades da Arquidiocese de Porto Alegre estão mobilizadas desde o início da semana quando os temporais provocaram mortes e destruição em municípios da Serra Gaúcha e da Região Central do Rio Grande do Sul. 

 

Mensagem de Dom Jaime Spengler

“Solidariedade é virtude e valor profundamente humano. Iluminada pela fé cristã expressa cuidado, atenção e serviço. Exortamos - e pedimos! - a quem tem condições, auxiliar as cidades mais atingidas pela tragédia provocada pelas chuvas nestes dias, em nosso Rio Grande do Sul. Neste momento, material de construção, ou reconstrução, é o mais urgente. É também possível colaborar por meio de doação em dinheiro, por meio de conta bancária específica, em nome do Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre - Cáritas Arquidiocesana”

 

Banco Banrisul,

Agência 0834

Conta Corrente: 06.102966.0-6.

PIX CNPJ: 92.679.935/0001-64. 


A cidade de São Jerônimo também decretou estado de calamidade em razão da cheia do Rio Jacuí. “Estamos fazendo uma campanha na igreja para arrecadar doações para reconstruir vidas. No abrigo montado pela defensoria civil, já tem mais de 50 pessoas que acabaram vendo suas moradias em baixo d'água”, explica Pe. Darlan Schwaab, vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Conceição, reforçando que existe uma necessidade especial pela doação de colchões. 

 

Em Porto Alegre, o Mensageiros da Caridade e a Caritas Arquidiocesana organizam ações para auxiliar às famílias que vivem nas ilhas do Guaíba e que são afetadas pela invasão das águas em suas casas. 

 

As paróquias no território da Arquidiocese também estão mobilizadas para ajudar os moradores das cidades mais afetadas pelas enchentes. A Paróquia São Pedro está organizando doação de roupas e alimentos não perecíveis a ser enviados para o município de Roca Sales. 

 

A paróquia São Jorge está arrecando água mineral para ser encaminhada às autoridades. A ação teve início nas missas de ontem – 7 de setembro – e prossegue neste final de semana – dias 9 e 10 de setembro.

 

Em Canoas, a paróquia Nossa Senhora das Graças já enviou para o município de Muçum um caminhão com mantimentos e se organiza para enviar um segundo caminhão na manhã de sábado (9). Para tanto solicita prioridade para os seguintes itens: Vela; Fósforo; Produtos de limpeza (como rodo, vassoura e pá); Produtos de higiene (como papel higiênico, escova de dente, pasta de dente e absorvente); achocolato em pó, café solúvel; e Roupa íntima.

 

A comunidade do movimento de Emaús de Porto Alegre também está mobilizada para receber doações, que serão recebidas até o dia 9 de setembro. O posto de coleta é a Igreja Nossa Senhora do Líbano (Av. Jerônimo de Ornelas nº 60), a partir das 16h - no mezanino localizado na entrada da igreja.

 

Para quem quiser divulgar ações nas comunidades encaminhe por e-mail para ascom@arquipoa.org.br

 

Texto em atualização

 

Foto Pascom São Jorge



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: