Concurso para escolha da identidade visual da CF 2023 está com inscrições abertas

09/05/2022

Concurso para escolha da identidade visual da CF 2023 está com inscrições abertas

O edital para a escolha da identidade visual (o cartaz) da Campanha da Fraternidade 2023 cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) foi publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  O número de participantes é ilimitado e cada candidato(a) poderá apresentar uma proposta de criação tanto individual como coletiva. O edital pretende oferecer elementos teóricos que ajudem na elaboração da arte, além de estimular a criatividade dos artistas.

 

O candidato deverá, ainda, pensar uma arte viável para ser aplicada além do Cartaz, como por exemplo: adesivo, camiseta, bonés, mochilas.A elaboração do cartaz deve primar pela técnica e criatividade, mas acima de tudo pela inspiração e meditação que o lema e o tema podem trazer.

 

O Cartaz deverá ser enviado à CNBB até o dia 06 de junho de 2022. O Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB, procederá à escolha do Cartaz, tendo liberdade para sugerir as modificações que achar necessárias para o bem pastoral da mensagem da Campanha da Fraternidade; caso isso aconteça o autor deverá assinar um termo de compromisso permitindo alterações.

 

O autor do Cartaz escolhido será premiado com o Manual, com os subsídios da CF 2023 e uma Bíblia Sagrada, além de ter o nome em todos os textos impressos. Além disso, após aprovado, no cartaz serão inseridos: o dia da Coleta nacional da solidariedade (02 de abril de 2023) e as logomarcas da Campanha da Fraternidade e da CNBB.

 

A CF 2023

 

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

 

Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O edital está disponível no portal da CNBB.

 

Edital do Fundo Nacional de Solidariedade

 

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta da Solidariedade, que acontece sempre no Domingo de Ramos.  O edital do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) de 2022 já está disponível para as entidades sociais sem fins lucrativos, confessionais ou não, com situação fiscal regular, e que estejam habilitados a trabalhar com a temática proposta pela CF 2022: “Fraternidade e Educação”; e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 32,21) enviarem seus projetos. 

 

Neste ano, para o estabelecimento dos três eixos do FNS são considerados os critérios de continuidade do contexto pandêmico, em especial no que diz respeito às sequelas nas áreas de segurança alimentar e saúde; a realidade da educação, conforme o tema da CF; e a continuidade da preocupação com a geração de renda.

 

Ainda conforme o edital, os projetos deverão apresentar caráter inovador e potencial multiplicador. Devem, ainda, executar as ações no ano de 2022, ou ao menos iniciá-las, necessariamente terminando até 31 de julho de 2023. Também deverão ter recomendação ou parecer do bispo diocesano da jurisdição, ainda que não seja uma entidade diretamente ligada à Igreja.

 

Os projetos a serem avaliados pelo FNS serão administrados, após o seu cadastro, por um sistema online. Para cadastrar o projeto é necessário acessar o site do FNS: http://fns.cnbb.org.br ou o site da CNBB: www.cnbb.org.br, e clicar no “banner” Fundo Nacional de Solidariedade (para ser redirecionado para a página do FNS).

 

O período para o recebimento das propostas, para a primeira reunião de avaliação, por parte do Conselho Gestor, responsável pela aprovação dos projetos, será de 25 de abril a 15 de julho de 2022. Outras datas também foram divulgadas no edital conforme as reuniões de avaliação do Conselho.

 

Com informações do portal da CNBB



Autor:
Ascom

Tags: