08/08/2023
A tradicional confraternização do clero da Arquidiocese de Porto Alegre foi realizada na segunda-feira (7), no Seminário Menor São José, em Gravataí. Estiveram presentes os três bispos auxiliares da Arquidiocese Dom Darley José Kummer, Dom Bertilo João Morsch e Dom Juarez Albino Destro, além do arcebispo emérito, Dom Dadeus Grings.
A celebração também contou com a presença dos Seminaristas da Arquidiocese e dos padres residentes no Lar Sacerdotal, que fica junto ao Seminário Menor São José. Após a recepção e acolhida, houve nas dependências do Seminário, que também funciona como casa de retiros, uma fala vocacional de Dom Juarez Destro, bispo auxiliar da Arquidiocese, recentemente nomeado para auxiliar o rebanho arquidiocesano, com o tema “Vocação: graça e missão e sua própria experiência vocacional”. Houve uma missa solene com homenagem aos Jubilandos, presidida por Dom Bertilo João Morsch.
Neste dia de celebração, também houve uma explicação sobre a implantação do Seminário Menor em Esteio, pedindo-se ajuda para a mobília da nova casa de formação dos futuros sacerdotes. Os padres, na ocasião, com 45 indicações, escolheram o nome de Seminário Menor São João Maria Vianney, como o nome do futuro seminário de Esteio.
Jubilados de 2023
Durante a celebração da Santa Missa foram lembrados os jubilados de ouro e prata – que completam 50 e 25 anos de sacerdócio no ano de 2023. O Pe. Moacir Luís Zanini completa 50 anos e os padres Querino José Ludwig e Miguel Angel Gimenez Molinari celebram 25 anos de ordenação.
Pe. Moacir Luís Zanini nasceu no dia 6 de julho de 1945. A sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 8 de dezembro de 1973, na paróquia Santa Cruz, em Porto Alegre. O bispo ordenante foi o cardeal arcebispo Dom Vicente Scherer (1903-1996). O sacerdote trabalhou nos municípios de Charqueadas, General Câmara, Barra do Ribeiro, Gravataí, Viamão, Canoas e Porto Alegre.
Pe. Querino José Ludwig nasceu no dia 5 de setembro de 1968, no município de Feliz (RS). A sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 28 de novembro de 1998, na paróquia Santa Catarina, na cidade de Feliz. O bispo ordenante foi Dom Altamiro Rossato (1925-2014). O sacerdote é o atual pároco da paróquia Divino Espírito Santo e foi nomeado para assumir a paróquia Santa Ana, ambas na capital.
Pe. Miguel Angel Gimenez Molinari nasceu no dia 10 de dezembro de 1963. Uruguaio, ele está na Arquidiocese de Porto Alegre desde 2022. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1998. Atualmente exerce o ministério como vigário paroquial na paróquia São Pedro, na capital.
Foto Pe. Manoel Scheimann
Colaboração do Pe. Gerson Schmidt