Congresso internacional de Teologia Litúrgica conclui hoje a sua programação

30/08/2023

Congresso internacional de Teologia Litúrgica conclui hoje a sua programação

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio da Escola da Humanidades, e a Comissão de Liturgia  da Arquidiocese de Porto Alegre promove até o hoje (30) o Congresso Internacional Teológico-Litúrgico. A abertura do evento ocorreu na segunda-feira (28) e tem na organização a Arquidiocese de Porto Alegre, o Curso de Graduação em Teologia e o Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS, sendo organizado por uma equipe arquidiocesana coordenada pelo Pe. Gustavo Haas.

 

O congresso teve por objetivo refletir sobre a intrínseca relação entre a celebração litúrgica (lex orandi) e a fé da Igreja (lex credendi) no contexto da celebração dos 60 anos da Sacrosanctum Concilium, da rica Carta Apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, e a publicação da 3ª edição típica do Missal Romano para o Brasil. Mais de 300 pessoas participam do Congresso oriundos de todo o Brasil, entre padres, religiosos, professores, seminaristas, estudantes, leigos em geral.

 

O Congresso contou com a assessoria renomada de especialistas em liturgia, em especial de Dom Aurelio García Macías do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Espanha, que palestrou em dois momentos sobre “Os desafios da formação litúrgica hoje” e  “Missal Romano: uma tradição ininterrupta da Lex Orandi da Igreja”. “A celebração litúrgica forma ou deforma os fiéis”, provocou Dom Aurelio, de acordo com o modo que se celebra.  O axioma “Lex Orandi, lex Credendi” significa que o que a Igreja reza o que a Igreja crê e quanto mais celebra e reza, mais se fortifica na sua fé recebida da Tradição e da Sagrada Escritura, quanto mais crê, mais celebra, louva e reza. “A liturgia é a Escola da fé da Igreja”, como afirmou Dr. Dom Jerônimo Pereira, OSB, que discursou sobre “Percursos e percalços da Teologia Litúrgica” e “A Formação Litúrgica no Brasil – Propostas, caminhos realizados e desafios atuais”.

 

O monge beneditino e doutor em Sagrada Liturgia afirmou que “a melhor formação litúrgica é uma celebração bem preparada e celebrada”. O professor gaúcho da PUCRS Dr. Frei Luiz Carlos Susin, OFM, ministrou a palestra sobre “O Rito em que Habitamos: Dimensões Antropológicas do Rito”.  Frei Susin disse que, se a Liturgia é cume e fonte, na alegoria da montanha, para chegar-se ao cume não podemos esquecer a base, a própria montanha.

 

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Prof. Dr. Dom Antônio Catelan realizou a 5ª conferência sobre “Liturgia, celebração do Mistério Pascal e Antídoto contra o Venenon da Mundanidade Espiritual”.  O liturgista concluiu sua conferência, lembrando uma analogia de Santo Agostinho que todos éramos trigos espalhados, reunidos pelo querigma, amassados pela catequese, umedecidos pela água batismal e assados pelo fogo do Espírito Santo pelo Sacramento da Crisma.  

 

O congresso realizou também Mini-seminários com temas litúrgicos específicos, de acordo com o interesse dos participantes, e promoveu também diversos momentos de celebração litúrgica, para conciliar estudo e oração, razão e fé. A Igreja não edita um novo missal, linguagem errônea for utilizada. Realiza uma Terceira Edição melhorada, com alguns pontos adaptados, segundo à renovação querida pela Constituição Sacrosanctum Concilium, do Concilio Vaticano II. A liturgia atualiza o mistério de Deus estudado na Teologia. 

 

Papa Francisco disse que “na Igreja é possível encontrar certas formas de espiritualidade que não conseguiram integrar adequadamente o momento litúrgico. Muitos fiéis, embora participassem assiduamente nos ritos, especialmente na Missa dominical, hauriam alimento para a sua fé e a sua vida espiritual sobretudo de outras fontes, de tipo devocional. Nas últimas décadas, houve muito progresso. A Constituição Sacrosanctum concilium, do Concílio Vaticano II, representa o centro deste longo trajeto”. Um dos conferencistas lembrou as palavras do Papa Francisco na Audiência Geral de fevereiro de 2021, realizada na Biblioteca do Palácio Apostólico: “Um cristianismo sem liturgia é um cristianismo sem Cristo, totalmente sem Cristo”. 
 

Pe. Gerson Schmidt – Jornalista, assessor do Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.



Autor:
Ascom

Tags: