Conheça a presença da congregação dos Salesianos na Arquidiocese de Porto Alegre

31/01/2023

Conheça a presença da congregação dos Salesianos na Arquidiocese de Porto Alegre

Neste dia 31 de janeiro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São João Bosco (1815-1888). Aclamado como protetor da juventude, fundou no ano de 1859 a Congregação dos Salesianos, com o apoio do Papa IX. Para conhecer melhor o trabalho realizado na Arquidiocese de Porto Alegre pela congregação, conversamos com o novo inspetor da Inspetoria São Pio X, Pe. Ademir Ricardo Cwendrych, que tomará posse oficialmente no cargo no próximo dia 05 de fevereiro. 

 

A Presença de Dom Bosco em Porto Alegre

 

O Brasil, país eminentemente rural na década de 1940, começa a experimentar o processo de industrialização. Como consequências imediatas, o País enfrenta o êxodo rural, a necessidade de mão de obra qualificada, o inchaço nas cidades e, uma juventude abandonada. Porto Alegre não era exceção neste cenário. Em razão disso, os salesianos foram chamados pelas autoridades civis e eclesiásticas para dar uma resposta evangelizadora e educacional aos problemas que surgiam. É neste contexto que, em 1942, chega a Porto Alegre o Pe José Mássimi, primeiro Salesiano de Dom Bosco a iniciar os trabalhos na capital gaúcha.

 

Vindo de Rio Grande, onde auxiliou os jovens e a população local, Pe. Mássimi, sempre com o intuito salesiano de ajudar os mais necessitados, chegou a Porto Alegre disposto a criar uma instituição que voltasse os seus interesses às crianças e jovens carentes. Em 1943, após conseguir um terreno na Rua Eduardo Chartier – na época uma região pouco habitada e já com os inícios da construção do IAPI – Pe. Mássimi deu início, com imensas dificuldades, à construção da Casa do Pequeno Operário, atual Colégio Salesiano e Faculdade Dom Bosco. Segundo ele: “terreno otimamente localizado, isento de enchentes”. Da Cúria Metropolitana, onde residia, acompanhou, durante 10 anos, o desenvolvimento das obras do grandioso projeto.

 

Graças à sua tenacidade, sua contínua preocupação com as crianças pobres e abandonadas e sua inclinação de sempre pensar grande, no dia 19 de março de 1952, dia de São José Operário, a Instituição foi inaugurada. Mesmo incompleta, a Casa entrou em funcionamento com 125 alunos. Todos eles tinham iniciação em algum ofício, tais como: fabricação de brinquedos, sapataria, tipografia, marcenaria e cerâmica. Hoje, o Colégio e Faculdade Dom Bosco compõe um complexo educativo desde a Educação Infantil, Ensino Médio e Técnico (gratuito) e Ensino Superior. “O carisma de Dom Bosco vivenciado no binômio ‘evangelizar educando e educar evangelizando’ é uma das marcas que continuam vivas no cuidado das frentes de trabalho desenvolvidas pelos Salesianos em Porto Alegre”, destaca Pe. Ademir.

 

Desta primeira presença salesiana em Porto Alegre, expandem-se outros trabalhos, sobretudo nos anos 1990 com o Lar Dom Bosco que atende meninos de rua e ainda um pouco mais tarde no tempo é a presença dos Salesianos no trabalho social desenvolvido no Novo Lar, em Viamão. Esta presença começou a funcionar no dia 10 de junho de 1957. Sua finalidade era ser “Casa de Recuperação de Menores”.

 

Dom Vicente Scherer, arcebispo de Porto Alegre, entregou a obra aos Salesianos no dia 15 de janeiro de 1963. Aos poucos foram colocando em prática o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Até 1980 funcionava somente o internato. A partir de 1986, os Salesianos passaram a atuar mais na área da prevenção: acolher crianças, adolescentes e jovens fora da idade escolar ou com problemas de conduta.

 

“Atualmente o Novo Lar está voltando ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. São cerca de 400 atendimentos através do oferecimento de lanche/almoço/lanche, de atividades de qualificação sócio profissionais e as oficinas socioeducativas que visam a formação humana, cristã e a preparação para o mercado de trabalho”, explicou Pe. Ademir.

 

Porto Alegre também é a sede da Inspetoria (Província) Salesiana São Pio X que compreende os três Estados do Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É da capital gaúcha que emana o carisma de Dom Bosco para todo o Sul do Brasil, na animação e cuidado de oito Colégios, cinco Obras Sociais, uma Faculdade, uma Gráfica, nove Paróquias, duas Casa de Formação e uma Casa de Repouso para os Salesianos que necessitam cuidados especiais.

 

 Congregação Salesianos de Dom Bosco

 

  • Título oficial: Sociedade de São Francisco de Sales

  • Título alternativo: Salesianos de Dom Bosco

  • Data de fundação: 18 de dezembro de 1859

  • Fundador: San Giovanni Bosco

  • Salesianos: 14.486 (14.056 sem noviços e bispos)

  • Nações: 133

  • Regiões: 7

  • Províncias: 90

  • Grupos da Família Salesiana: 33

 

Curiosidades sobre os salesianos

 

Papa Francisco foi batizado por um padre salesiano

São João Paulo II declarou a São João Bosco como  pai e mestre da juventude, sendo um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude.

São João Bosco foi beatificado por Pio XI em 2 de junho de 1929 e canonizado pelo mesmo em 1º de abril de 1934.

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: