Conheça a vivência da fé no município de Sertão Santana

25/08/2023

Conheça a vivência da fé no município de Sertão Santana

A Arquidiocese de Porto Alegre é composta por 29 municípios, que estão divididos em quatro vicariatos. O Censo 2022 divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados importantes sobre a população gaúcha. Até o último levantamento, o menor município dentro da Arquidiocese era Arambaré, na Costa Doce. Contudo, a cidade foi uma das poucas que apresentou crescimento populacional e deixou para Mariana Pimentel a condição de menor cidade no território arquidiocesano, mesmo que esta também tenha crescido, mas bem menos. Distante apenas 17 quilômetros de Mariana Pimentel está localizado o município de Sertão Santana. No ranking das menores cidades, ocupa a quinta posição com uma população de 5.863 habitantes. Para conhecer o cotidiano por lá, conversamos com o Pe. Cláudio Fernando Wojciechowski, pároco da paróquia Santa Ana desde agosto de 2020. 

 

Sertão Santana está localizado a 80 quilômetros de Porto Alegre. Possui uma área territorial de 249,60 Km². Padre Cláudio conta que além da matriz, a paróquia é responsável por oito capelas e três locais de missa. Por semana são dez missas, nas comunidades conforme a agenda. Para apoiar na missão, o sacerdote conta com quatro coordenadores de Liturgia. “Estamos tentando fixar os membros. Mas é complicado. A gente tenta formar a equipe com antecedência, mas tem vezes que funciona no laço, ou seja; na hora”, conta o sacerdote, que tem 16 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão na equipe de celebração.


 

A paróquia Santa Ana possui atualmente cerca de 170 dizimistas cadastrados, mas o total ultrapassa os 300, pois muitos ainda não se cadastraram. A presença de jovens na comunidade, segundo o pároco, tem crescido graças ao trabalho do CLJ e com os Coroinhas. Na paróquia ainda está presente o Apostolado da Oração e o ECC (Encontro de Casais com Cristo). “Destaco ainda o trabalho de caridade que é desenvolvido pelo clube de mães”, acrescenta o padre.

 

O sacerdote completou quatro anos de ordenação no mês de junho e está em Sertão Santana desde 2020. Padre Cláudio destaca as vantagens em trabalhar num município de pequeno porte. “A amizade, a fé das pessoas é surpreendente. Sempre trazem algo para o padre, pão, ovos,  outras coisas. A participação na comunidade. E gostam de cantar. É só motivar”, disse. 

 

Quando perguntado sobre os desafios, o presbítero comenta que o principal são as reuniões. “Eles não gostam muito não. Querem alguém que coordene, mas eles não querem muito. Mas se você pedir eles fazem. Tem que ter jeito de falar.”

 

Como tem sido para você a experiência de residir em Sertão Santana? Não apenas em relação aos paroquianos, mas com toda cidade, prefeito, vereador, secretários. Acompanhar o cotidiano.

 

Pe. Cláudio: Eu gosto daqui. É um povo bom. Problemas tem. Como em todo lugar. Não existe lugar 100%. Mas é bom. Tenho uma boa relação com todos. Tem alguns que não gostam do padre. Não posso agradar a todos

 

Algum fato curioso sobre a rotina de Sertão Santana que gostaria de destacar?

 

Pe.Cláudio: As festas. Todo final de semana tem. O povo daqui gosta de festa. Se não é na Igreja Católica é na Luterana. Aliás há uma bonita integração entre as duas religiões

 

Para o seu ministério, como trabalhar em uma cidade pequena colaborou no seu sacerdócio?

 

Pe. Cláudio: É que aqui é uma cidade pequena, mas é grande de coração 




Autor:
Marcos Koboldt

Tags: