Conselho Arquidiocesano de Pastoral: Acolhida, formação e gestão eclesial foram os temas centrais da reunião do CAP

25/03/2025

Conselho Arquidiocesano de Pastoral: Acolhida, formação e gestão eclesial foram os temas centrais da reunião do CAP

Dom Jaime Cardeal Spengler, acompanhado dos bispos auxiliares Dom Bertilo Morsch, Dom Juarez Albino Destro e Dom Odair Miguel dos Santos, além de presbíteros de diversas comissões e vicariatos, participou da reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP). O encontro ocorreu na manhã de sábado, 22 de março, na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Canoas.

 

Acolhida, formação e gestão eclesial – temas apontados como urgentes na última Assembleia Arquidiocesana – foram os focos principais da reunião.

 

Segundo o Pe. Adilson Corrêa da Fonseca, referencial para a Comunicação na Arquidiocese, o objetivo do encontro foi identificar os principais desafios pastorais e refletir sobre eles, propondo, em espírito de corresponsabilidade, diretrizes e caminhos para a ação pastoral.

 

Após um momento de oração e cantos, os participantes foram reunidos pelo Pe. Gustavo Haas, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, que apresentou a metodologia do encontro em três etapas.

 

Na primeira, o Pe. Tiago Gomes, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e professor da PUC-RS, abordou o tema da acolhida, trazendo documentos de referência. Em seguida, a Profa. Sônia Bonelli tratou da formação pastoral. Por fim, o Dr. Guilherme Guaragna contribuiu com a reflexão sobre gestão eclesial.

 

Após as exposições, os participantes foram divididos em grupos e receberam duas perguntas para debate:

Quais são as principais dificuldades para avançar na colhida, formação e gestão eclesial em sua Comissão, Setor, Paróquia ou Vicariato?

Que medidas poderiam ser rompidas para superar essas dificuldades?

As respostas foram apresentadas e discutidas no grupo geral.

A reunião foi encerrada com a benção de dom Jaime.

 

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: