Coordenação da IVC realiza encontro para projetar o ano de 2024

20/11/2023

Coordenação da IVC realiza encontro para projetar o ano de 2024

Num clima de alegria que reveste o discípulo de Jesus, que aconteceu a reunião da coordenação geral com a Coordenação Paroquial da Iniciação à Vida Cristã (IVC), no último sábado (18), no Centro Administrativo de Porto Alegre. Mesmo com chuva torrencial, maioria das paróquias marcaram presença. O encontro contou com a presença do Dom Bertilo João Morsch, bispo referencial da IVC, Pe. Rafael Fernandes, referencial da IVC, Pe. Ilário coordenador da Ação Evangelizadora,  presbíteros referenciais da IVC e membros da coordenação geral.

 

Já na acolhida, os participantes receberam um livreto, contendo as Orientações e Critérios da IVC de acordo cada etapa. Além das Orientações e Critérios, o texto traz um roteiro de encontro do pároco com os  catequistas e familiares para o início da catequese, e a celebração do dia catequista.

 

O encontro teve com pauta: a síntese do processo de escuta do Instrumento e avaliação encaminhado aos coordenadores paroquiais início de novembro, apresentação da programação geral de cada Etapa da IVC, acentuando  a proposta da formação permanente do Catequisa, da IV Jornada Arquidiocesana da IVC que será realizado no dia 17 de julho no Instituto São Francisco e da Romaria Nacional dos Catequistas a ser realizada em Aparecida do Norte, nos dias 30 de agosto a 1º de setembro.

 

Uma novidade para 2023 é a proposta da Pré-catequese às paróquias que desejarem. De modo geral, percebe-se um avanço no percurso da IVC. Boa repercussão no todo da arquidiocese, uma maior adesão dos presbíteros aos Ritos e ao acompanhamento da IVC. Mas ainda, há lacunas na unidade no processo, quanto a catequese batismal e a dos adultos. Falou-se da importância de perseverar no percurso.

 

Permanece o desafio de motivar novas vocações para a catequese, adequação das salas nas paróquias que ainda não tem salas para a catequese conforme as orientações da IVC; os encontros mensais ou bimestrais com os catequistas para acompanhar de perto a catequese; Catequese batismal, retomar os encontros em preparação ao batismo nas casas, bem como, realizar os passos e metodologia de acordo com as orientações da IVC. Por fim, o arcebispo destacou a importância da unidade no processo, atenção redobrada nas orientações e na programação, participação nas formações, num espírito de comunhão e sinodalidade.

 

Bendito seja Deus pelo êxito do encontro.  

 

 Colaborou a irmã Maria Aparecida Barboza, coordenadora do projeto da IVC

 

 



Autor:
Ascom

Tags: