Coordenação geral do IVC promove encontro no Centro Administrativo

01/07/2022

Coordenação geral do IVC promove encontro no Centro Administrativo

A Coordenação Geral da IVC (Iniciação à Vida Cristã), juntamente com os Coordenadores dos Vicariatos e Áreas, bem como, Presbíteros referenciais da IVC, promoveram um encontro de formação nesta sexta-feira (01), no Centro Administrativo, em Porto Alegre. Entre os temas abordados estão os encaminhamentos do Planejamento 2021-2023, sobretudo o retorno da catequese presencial e a catequese batismal. Outro tema refletido foi o processo de preparação da III Jornada Arquidiocesana da IVC, programada para 03 de setembro no Instituto São Francisco.

 

“Refletiu-se e fez os encaminhamentos quanto ao tema, metodologia e equipes de trabalhos. Dado a importância da caminhada na Arquidiocese em torno da Catequese a serviço da IVC,  sobretudo com o foco da Leitura Orante da Palavra de Deus, da renovação da comunidade paroquial e da formação de discípulos missionários de Jesus Cristo, achou-se por bem, trabalhar o tema: o Ministério do Catequista a serviço da Palavra e  o lema: ‘A Palavra de Deus crescia e o número de discípulos se multiplicava’ (At 6, 7)”, explicou a irmâ Maria Aparecida Barboza, coordenador do IVC na Arquidiocese de Porto Alegre.

 

Outro assunto foi a questão da IVC nas escolas. “Ponderou-se o processo já iniciado de que a IVC não é de responsabilidade das Escolas e sim da Comunidade paroquial”, acrescentou a irmã Maria Aparecida Barboza. Também foi tratada a importância de rever as escolas que ainda insistem na questão. E por fim, comunicou-se sobre a formação com as/os Secretárias/os, mesmo que nem todas as paróquias assumiram enviar seu/a Secretária/o é importante dar continuidade. Falou-se também, do Curso: Fundamentos da fé- revisitando as fontes e da formação litúrgica que acontecerá em outubro, com os catequistas de todas as etapas e as equipes de celebração, nos Vicariatos. 

 



Tags: