Coordenadores de Animação Vocacional participam do encontro regional em Caxias do Sul

29/09/2022

Coordenadores de Animação Vocacional participam do encontro regional em Caxias do Sul

Representantes do Serviço de Animação Vocacional (SAV)/Pastoral Vocacional (PV) de 16 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul, entre os quais Padres, religiosas, religiosos e leigos que animam e auxiliam as Igrejas diocesanas a criar uma cultura vocacional, e a coordenação do SAV/PV do Regional Sul 3 da CNBB, estiveram reunidos em Caxias do Sul nos dias 26 e 27 de setembro. Durante o encontro, realizado no Centro Diocesano de Formação Pastoral, puderam estudar, planejar e se preparar para viver o 3º Ano Vocacional do Brasil, que tem sua abertura marcada para o dia 20 de novembro e segue até novembro de 2023, com a temática: “Vocação: graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). Da Arquidiocese de Porto Alegre estiveram presentes os padres Eduardo Kologeski e Kauê Antonioli Pires.

 

“No primeiro dia se refletiu sobre o jovem do tempo presente, suas angústias, medos e sonhos; o segundo dia foi para uma visão ampla do 3° Ano Vocacional Nacional, além de organização e partilha dos projetos em cada diocese”, explicou Pe. Kauê. Os participantes conheceram melhor o mapeamento da realidade juvenil, tendo como objetivo se aproximar mais e melhor dos adolescentes e jovens, público-alvo da ação vocacional da Igreja. A assessoria foi da Irmã Maristela Ganassini, da congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, assessora do Setor Juventudes e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e assessora externa na Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

 

O segundo dia, foi dinamizado pela Irmã Maristela e por Dom João Francisco Salm, bispo da diocese de Novo Hamburgo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados,  a partir da organização do 3º Ano Vocacional do Brasil, com as propostas de trabalho e reflexão para dar um impulso à cultura vocacional e missionária de toda a ação evangelizadora, na Igreja do Brasil.

 

Com informações da diocese de Caxias do Sul e regional Sul 3 da CNBB

 



Autor:
Ascom

Tags: