Cúria Metropolitana integra roteiro histórico-cultural do projeto Caminhos da Matriz

02/06/2026

Cúria Metropolitana integra roteiro histórico-cultural do projeto Caminhos da Matriz


A Cúria Metropolitana de Porto Alegre foi um dos espaços visitados na mais recente edição do projeto Caminhos da Matriz, realizada na tarde de sábado, 30 de maio. A iniciativa reuniu cerca de 100 participantes em um percurso pelos principais marcos históricos do entorno da Praça da Matriz, região onde teve início a formação da capital gaúcha.

 

O roteiro incluiu visitas ao Memorial do Judiciário Gaúcho, ao Memorial do Ministério Público e à Cúria Metropolitana, proporcionando ao público uma imersão na história, na cultura e no patrimônio das instituições que ajudaram a construir a identidade de Porto Alegre.

 

Na passagem pela Cúria Metropolitana, os visitantes foram recebidos pela historiógrafa Vanessa Gomes de Campos, que apresentou aspectos históricos da antiga Capela de São Francisco, cuja construção teve início em 1769, no ponto mais elevado da então povoação. O local integra a história da presença da Igreja na capital e corresponde à área onde hoje se encontra a Catedral Metropolitana Mãe de Deus.

 

Durante a visita, os participantes puderam conhecer detalhes sobre a ocupação inicial da região, a evolução urbana da cidade e a importância da Igreja Católica na formação histórica e cultural de Porto Alegre. O pátio da Cúria, com vista para as torres da Catedral Metropolitana, também despertou o interesse dos visitantes, que acompanharam atentamente as explicações sobre o desenvolvimento do complexo religioso ao longo dos séculos.

 

Com duração aproximada de quatro horas, o projeto Caminhos da Matriz busca aproximar a comunidade do patrimônio histórico da capital, promovendo o conhecimento sobre as instituições e edificações que marcaram a trajetória da cidade. A expressiva participação do público nesta edição reforça o interesse crescente dos porto-alegrenses e turistas pela história e pela memória da região central.

 

Fotos de Juliano Verardi – DICOM/TJRS



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: