Devoção a Santo Antônio é celebrada na Arquidiocese

12/06/2023

Devoção a Santo Antônio é celebrada na Arquidiocese

No dia 13 de junho, a Igreja Católica celebra a memória de Santo Antônio de Pádua. Para marcar esta data, as paróquias que tem o santo como seu padroeiro preparam uma programação especial de celebrações em suas comunidades. Em Porto Alegre, o Santuário Santo Antônio Pão dos Pobres e a paróquia Santo Antônio do Partenon já estão com a sua programação em andamento. 

 

Localizada no bairro Cidade Baixa, na capital, o Santuário Santo Antônio Pão dos Pobres celebra sua 88ª festa do padroeiro. A programação religiosa teve início na última quarta-feira (31). Até o próximo dia 12, as missas acontecem às 19h. No dia 13 de junho, estão previstas seis missas ao longo do dia: 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. O tema da trezena é Santo Antônio, pastor da Igreja e modelo de vida.

 

O bairro Santo Antônio também está em festa com a trezena em honra ao seu padroeiro. A Paróquia Santo Antônio do Partenon celebra 110 anos de devoção. Além das celebrações litúrgicas, no dia 13 será realizada a tradicional procissão em dois horários, pela manhã, às 10h, e à noite com a tradicional procissão luminosa pelo bairro, a partir das 19h. O trajeto é o seguinte:

 

- Paulino Chaves

- Delfino Riet

- Voltaire Pires

- Joaquim Cruz

- Paulino Chaves

- Retorno à Igreja

 

A paróquia Santo Antônio do Partenon também terá outros momentos celebrativos para honrar o padroeiro. Confira  a programação:

 

10 de junho: visita e bênção de Santo Antônio no bairro. Às 9h

10 de junho: missa festiva, primeiro dia do tríduo. Às 15h30

11 de junho: segundo dia do tríduo. Missas às 7h30, 10h, 15h30 e 18h30

12 de junho: missa festiva, terceiro dia do tríduo. Missa às 19h

13 de junho: missa de hora em hora a partir das 7h até as 19h

 

A devoção a Santo Antônio também é celebrada nos municípios de Canoas e Alvorada. Na paróquia Santo Antônio, em Canoas, os festejos foram abertos na sexta-feira (9) com o início da novena em honra ao padroeiro. As missas durante a semana acontecem às 19h30. Nesta terça-feira (13), quando se celebra a memória litúrgica do santo, presidirá a Santa Missa na comunidade o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Darley José Kummer.  No domingo (18), a missa solene acontece às 9h seguida de procissão motorizada pelo bairro Rio Branco.

 

 

 



Autor:
Ascom

Tags: