Dia Mundial do Pobre é celebrado na Arquidiocese

14/11/2022

Dia Mundial do Pobre é celebrado na Arquidiocese

A celebração do sexto Dia Mundial do Pobre, convocado pelo Papa Francisco para o 33º Domingo do Tempo, aconteceu no domingo – 13 de novembro – na Arquidiocese de Porto Alegre, com a celebração de uma Missa na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Adilson Pedro Busin. 

 

Ao longo da semana que antecedeu a celebração, a coordenação da Comissão de Justiça, Caridade e Paz, motivou que atividades alusivas ao Dia Mundial do Pobre fossem realizadas nas comunidades. No domingo, alguns trabalhos realizados nas paróquias foram apresentadas. Famílias que são assistidas foram convidadas a participar deste momento. 

 

Na sua homilia, Dom Adilson Pedro Busin destacou um trecho da homilia do Papa Francisco por ocasião da celebração do Dia Mundial do Pobre, na Basílica de São Pedro. O Santo Padre, fazendo menção ao evangelho do 33º Domingo do Tempo Comum,  reforçou a necessidade dos cristãos “não ficarem apenas admirando as belas pedras de um templo sem reconhecer o verdadeiro templo de Deus, o ser humano, o homem, a mulher, especialmente o pobre, em cujas histórias, em cujas feridas está Jesus. Foi Ele que o disse. Nunca esqueçamos”.

 

Palavras do Santo Padre

 

O Papa Francisco ao escrever sobre a celebração do Dia Mundial do Pobre, lembrou o trecho da Segunda Carta de Paulo aos Corintos (2cor 8,9) – Jesus Cristo fez-se pobre por vós. “Com estas palavras, o apóstolo Paulo dirige-se aos cristãos de Corinto para fundamentar o seu compromisso de solidariedade para com os irmãos necessitados. O Dia Mundial dos Pobres torna este ano como uma sadia provocação para nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual”, escreve o Santo Padre.

 

No documento, Francisco destaca a importância de sermos solidários. “Com efeito, a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade.”

 

O sucessor de Pedro finaliza a motivação para o Dia Mundial do Pobre com as seguintes palavras: “Oxalá este VI Dia Mundial dos Pobres se torne uma oportunidade de graça, para fazermos um exame de consciência pessoal e comunitário, interrogando-nos se a pobreza de Jesus Cristo é a nossa fiel companheira de vida”.

 

Fotos Marcelo Mito

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: