Dia Mundial do Pobre será celebrado no próximo dia 13

08/11/2022

Dia Mundial do Pobre será celebrado no próximo dia 13

No próximo domingo – 13 de novembro – a Igreja Católica celebra em sua sexta edição o Dia Mundial do Pobre.  Na Arquidiocese de Porto Alegre, a data será marcada com uma Missa às 15h, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, seguido de um momento cultural e de partilha de alimentos com a população pobre. 

 

Nesta semana que antecede a celebração, a coordenação da Dimensão de Justiça, Caridade e Paz convida as paróquias para a promoção de atividades com os seus assisitidos. As equipes são motivadas a levar pelo menos uma família na celebração bem como preparar uma breve apresentação sobre o trabalho realizado na comunidade.

 

O Papa Francisco ao escrever sobre a celebração do Dia Mundial do Pobre, lembrou o trecho da Segunda Carta de Paulo aos Corintos (2cor 8,9) – Jesus Cristo fez-se pobre por vós. “Com estas palavras, o apóstolo Paulo dirige-se aos cristãos de Corinto para fundamentar o seu compromisso de solidariedade para com os irmãos necessitados. O Dia Mundial dos Pobres torna este ano como uma sadia provocação para nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual”, escreve o Santo Padre.

 

No documento, Francisco destaca a importância de sermos solidários. “Com efeito, a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade.”

 

O sucessor de Pedro finaliza a motivação para o Dia Mundial do Pobre com as seguintes palavras: “Oxalá este VI Dia Mundial dos Pobres se torne uma oportunidade de graça, para fazermos um exame de consciência pessoal e comunitário, interrogando-nos se a pobreza de Jesus Cristo é a nossa fiel companheira de vida”.



Autor:
ASCOM

Tags: