Diácono Darlan Schwaab será ordenado presbítero na próxima sexta-feira

30/05/2023

Diácono Darlan Schwaab será ordenado presbítero na próxima sexta-feira

A Arquidiocese de Porto Alegre está em festa pelas ordenações presbiterais do ano de 2023, dentro do espírito do terceiro Ano Vocacional celebrado pela Igreja Católica no Brasil. Nesta sexta-feira (2), o diácono Darlan Schwaab, 34 anos, receberá o segundo grau da ordem pela imposição das mãos do arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, na paróquia São Vicente Mártir, zona sul de Porto Alegre, a partir das 20h.

 

Darlan Schwaab foi ordenado diácono no dia 25 de novembro de 2022, na Catedral Mãe de Deus, e foi designado para o serviço na paróquia São Geraldo na zona norte da capital.  Um mês antes de sua ordenação presbiteral, Darlan concedeu uma entrevista para o jornalista da Arquidiocese de Porto Alegre, Marcos Koboldt. O material está disponível no Facebook e no YouTube da Arquidiocese de Porto Alegre.

 

No bate-papo, o futuro sacerdote conta sobre o papel de sua família na caminhada de fé, relembra a decisão de cursar jornalismo após a conclusão do Ensino Médio, a decisão pelo ingresso no Seminário pouco depois de sua graduação, além de suas experiências como seminarista, entre as quais como colaborar no projeto que envia missionários para a diocese de Xingu-Altamira, no Estado do Pará.

 

Confira um trecho da entrevista. 

 

Qual o papel da sua família em sua caminhada de fé?

 

Diácono Darlan Heleno Schwaab – Bom, se não fosse a minha família, eu, certamente, demoraria muitos anos pra dar os passos iniciais na Igreja. Meus pais sempre foram bastante envolvidos com a igreja. Tenho dois irmãos mais velhos.  Um deles ainda ajuda tocando em missas e algo na Liturgia, o outro já não participa mais. Mas a questão é que os meus pais quando fizeram o ECC [Encontro de Casais com Cristo] a minha mãe estava grávida de mim. Então eu já desde do ventre materno estava caminhando de alguma forma na Igreja né? Sempre sendo levado por eles. Então quando eu era criança me incentivaram a ser coroinha. Enfim a missa dominical era como é de preceito né? Algo sagrado. Meus pais tem uma uma forte influência aí pra que eu seguisse esse caminho desde o início. Eu sempre vi eles trabalhando muito em diversas pastorais da igreja, eventos sempre recebendo muitos padres lá em casa. Minha mãe sempre foi muito preocupada com esse cuidado de ser acolhedora, aquela senhora da paróquia que senhorinha da paróquia que pega as vestes do padre para ser lavada. Essa é a minha mãe. 

 

Confira a entrevista completa aqui: https://youtu.be/wAN5RaYX1Co

 

Confira o calendário completo das ordenações sacerdotais: https://www.arquipoa.com/noticias/quatro-diaconos-serao-ordenados-presbiteros-na-arquidiocese-de-porto-alegre

 

Ouça a homilia de Dom Jaime Spengler na ordenação do padre Danton Pereira: https://open.spotify.com/episode/2EOwpSIUFUUvVrco6tPWfP?si=79c7bad12bd444ef



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: