Dimensão Justiça, Caridade e Paz projeta ações para 2023

21/03/2023

Dimensão Justiça, Caridade e Paz projeta ações para 2023

A Dimensão da Caridade da Arquidiocese de Porto Alegre dará continuidade às ações da Campanha da Fraternidade durante o ano de 2023. A decisão foi tomada durante reunião dos representantes dos Vicariatos, Áreas Pastorais e Pastorais Sociais, realizada na sexta-feira (17), no Centro Administrativo João Paulo II, na Zona Norte da capital. Entre as ações projetadas está a reflexão do tema e implementação de iniciativas nas paróquias e áreas pastorais, fortalecimento das ações emergenciais existentes e promover o conhecimento sobre o conceito de Segurança Alimentar e suas implicações.

 

O Coordenador da Dimensão da Caridade, Elton Bozzetto, destaca que uma das propostas aprovadas é a de buscar uma parceria com a EMATER para a realização de oficinas paroquiais. “Nosso objetivo é orientar as pessoas beneficiadas pelo serviço da caridade, sobre técnicas de produção de alimentos sadios no espaço urbano.” Ele afirmou que a Dimensão da Caridade pretende dialogar com as escolas católicas para desenvolver projetos de estimulo ao cultivo de alimentos nas famílias e criação de espaços de orientação para as famílias e comunidades sobre o consumo de alimentos sadios e combate ao desperdício de alimentos.

 

Outro tema tratado da reunião foi o qualificar a ação da Arquidiocese no campo da Incidência política, com a promoção de maior representatividade da Igreja nas diversas instâncias de proposição e controle social das políticas públicas. Em 2023, com data ainda a ser definida será realizado em encontro com os atuais ocupantes de cadeiras em conselhos, fóruns e comitês municipais estaduais e nacionais, para fortalecer a presença da Igreja nos conselhos de políticas públicas.

 

MIGRANTE – No mês de junho, a Dimensão da Caridade em parceria com a Pastoral dos Migrantes vai promover a Semana do Migrante. Além da sensibilização para que os  migrantes sejam integrados nas comunidades locais, será reeditada a Campanha “Abrace um Migrante”, como expressão simbólica da atitude do acolhimento que todos os católicos devem assumir em relação aos migrantes que chegam ao Estado. Material informativo desta ação será encaminhado em maio para as Paróquias e Áreas Pastorais.

 

Colaborou Elton Bozzeto, coordenador arquidiocesano da dimensão Justiça, Caridade e Paz



Autor:
ASCOM

Tags: