Direto de Roma: Pe. Édilon Rosales fala sobre o período de estudos na Europa

14/02/2023

Direto de Roma:  Pe. Édilon Rosales fala sobre o período de estudos na Europa

Ordenado sacerdote há pouco menos de sete anos, Pe. Édilon Rosales, presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre, embarcou no segundo semestre de 2022 para um período de estudo no Pontifício Instituto Bíblico, sediado em Roma. O sacerdote fará o seu mestrado em Exegese Bíblica, com duração prevista de três anos e meio. 

 

Na semana passada, o sacerdote recebeu a visita do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que esteve no Vaticano juntamente com a presidência da CNBB para uma audiência com o Papa Francisco no último dia 09 de fevereiro. Pe. Édilon conversou com a equipe de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre para atualizar sua caminhada de estudos.  

 

"Terminei o primeiro semestre, estou no chamado ano introdutivo, conhecido como Ano Propedêutico do curso de Mestrado da Pontifícia Instituto Bíblico. Superei os exames iniciais seletivos para poder entrar no curso. Era somente Grego e Hebraico. Todos os dias aulas de segunda a sábado. A última prova foi no dia 04 de fevereiro e eu fui aprovado. Não existem notas. Ou é aprovado ou reprovado. Então agora iniciarei o segundo semestre do Propedêutico que tem os exames finais em junho. Aprovado nesta etapa poderei ingressar efetivamente no Mestrado em Exegese Bíblica", contou o presbítero. 

 

Pe. Édilon teve a oportunidade de estar alguns dias com o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e com integrantes da assessoria da CNBB. "Nesta ocasião com ele tive a ocasião para me encontrar pessoalmente com o Papa Francisco em sua Biblioteca Apostólica, que é o seu local de trabalho. Também aproveitei para visitar alguns locais históricos em Roma, onde São Bento e Santa Escolástica estiveram", finalizou o sacerdote. 

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, compartilhou a alegria de padre Édilon pela sua aprovação nos exames de conhecimento de língua hebraica e grega. "Trata-se de um exame difícil, há uma exigência bastante forte. Por isso, nosso presbítero está contente com a conquista e poderá seguir sua caminhada de estudos bíblicos", disse Dom Jaime.

 

Ouça reportagem em áudio no link a seguir: https://open.spotify.com/episode/3F5lAYjc5BZryE6YXNmFBQ?si=1b41f2a5944140dd



Tags: