Dom Adilson Pedro Busin concluí missão pela Europa com visita à Irlanda

08/06/2023

Dom Adilson Pedro Busin concluí missão pela Europa com visita à Irlanda

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e nomeado bispo para a diocese de Tubarão (SC), Dom Adilson Pedro Busin, concluiu nesta quarta-feira (7) a missão pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), da CNBB, com a visita à Irlanda, depois ter passado por Alemanha, Bélgica e Inglaterra. 

 

Dom Adilson esteve com o embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato. “Conversamos sobre a assistência aos brasileiros que a igreja pode prestar. A questão da mútua ajuda, pois o consulado também pode colaborar, indicam à Igreja para os que chegam, mesmo os que não são católicos. Há muitos desafios. O embaixador pediu que os freis capuchinhos para visitar os brasileiros detidos nos presídios. Desta forma procuramos

 

Ao participar da festa da Santíssima Trindade, Dom Adilson teve a oportunidade de encontrar a jovem Letícia, da Juventude Scalabriniana e gaúcha de Sarandi, conterrânea do bispo auxiliar de POA. Em seu período na Irlanda, teve a oportunidade de conhecer o trabalhos dos freis capuchinhos que atendem comunidades de brasileiros tanto em Dublin como no interior da Irlanda. 

 

A agenda também marcou um encontro com o arcebispo de Dublin, Dom Dermont Farrell. “Conversamos a respeito do trabalho juntos aos brasileiros pelos freis. Abordamos também a eventual necessidade de um apoio maior aos brasileiros e também de outras nacionalidades residentes na Irlanda, além dos latino-americanos”, disse.

 

Visita em Londres

 

Dom Adilson Pedro Busin também visitou comunidades brasileiras em Londres. “Na Inglaterra, temos uma realidade de reconhecimento aos brasileiros especialmente pelos serviços realizados pelos migrantes, que muitas vezes os nativos não realizam”, destacou o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.  “Estimativas apontam que vivem no Reino Unido cerca de 400 mil brasileiros. Na Inglaterra existe uma demanda grande pelo atendimento dos padres, especialmente aos recém-chegados”, acrescentou Dom Adilson. 

 

Entre os momentos de convívio com brasileiros em sua missão pela Europa, Dom Adilson Pedro Busin também se encontrou com uma família em Londres que é natural de Tubarão, diocese que irá assumir como bispo no próximo dia 2 de julho. 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: