Dom Adilson Pedro Busin tem encontro com o ministro das Relações Exteriores

23/11/2022

Dom Adilson Pedro Busin tem encontro com o ministro das Relações Exteriores

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Adilson Pedro Busin e referencial da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve em Brasília essa semana para um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

 

“A audiência teve como objetivo  tratar dos assuntos da Pastoral, favorecer a entreajuda entre os órgãos governamentais, quer aqui através do Ministério, também nas comunidades brasileiras  através das embaixadas e consulados no exterior, para melhor servir nossos concidadãos que  residem no exterior, favorecendo uma cooperação maior”, explicou Dom Adilson. 

 

Entre os pontos apresentados como colaboração possível entre o Ministério das Relações Exteriores e a PBE estão o apoio na tramitação de vistos dos missionários que forem enviados oficialmente pela pastoral, o trabalho conjunto na prevenção e enfrentamento do tráfico de pessoas, atualização dos dados do número de brasileiros vivendo no exterior bem como os que decidiram regressar ao Brasil. 

 

Histórico da Pastoral

 

A Pastoral dos Brasileiros no Exterior iniciou o seu trabalho no ano de 1996, a partir de um pedido do arcebispo de Newark, no estado de Nova Jersey, em razão do aumento de brasileiros residindo no território. Com o tempo, a cooperação se estendeu para outros países. Há comunidades de brasileiros acompanhadas por sacerdotes e religiosas em pelo menos 13 países.

 

No ano de 2022, Dom Adilson Pedro Busin visitou comunidades brasileiras na Itália, Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos - esta última em duas ocasiões, em maio e outubro. Em Londres, Dublin e Washington, o bispo referencial da PBE encontrou-se com representantes da embaixada ou consulados do Brasil. 




 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: