05/05/2025
Seguindo a tradição que antecede os conclaves, muitos cardeais brasileiros presentes em Roma celebraram missas em suas paróquias na capital italiana neste fim de semana. Entre eles, Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB e Celam, presidiu missa no domingo (4), na Igreja de São Gregório Magno, localizada no bairro Magliana Nova, na qual tomou posse em 8 de fevereiro deste ano.
Dom Jaime refletiu, em sua homilia, sobre a Palavra de Deus proposta na liturgia do dia, destacando o chamado à escuta atenta do Evangelho e à vivência da fé no cotidiano. A celebração, marcada por simplicidade e recolhimento, foi concelebrada pelo padre Edilon Rosales, que está acompanhando o Cardeal em Roma.
Antes da missa presidida por Dom Jaime, a comunidade paroquial celebrou a Primeira Comunhão de um grupo de crianças. O pároco local, padre Steffano, pediu gentilmente que o cardeal que pudesse tirar fotos com as crianças e seus familiares. Dom Jaime atendeu ao pedido com alegria, demonstrando proximidade e acolhimento, e participou do momento festivo com simplicidade e simpatia.
A missa, aberta à comunidade local, reuniu fiéis italianos e brasileiros, em clima de oração e esperança. O gesto de celebrar com o povo, mesmo em um momento de grande expectativa para a Igreja, reforça o compromisso pastoral dos cardeais e sua proximidade com os fiéis.
Na próxima quarta-feira (7), os cardeais eleitores se reunirão para dar início ao conclave que escolherá o sucessor do Papa Francisco.