14/12/2024
Em um dos primeiros compromissos públicos na capital gaúcha após ter sido criado Cardeal pelo Papa Francisco, Dom Jaime se encontrou na última quinta-feira (12/12) com empresários, políticos, médicos e juristas cristãos no tradicional “Papo Amigo”, promovido pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) de Porto Alegre. Ao chegar ao local do encontro com os dirigentes, o cardeal colocou seu solidéu na cabeça do ex-Governador Pedro Simon, provocando uma grande salva de palmas dos presentes.
O encontro aconteceu na Paróquia São Manoel após a entidade realizar sua assembleia de prestação de contas e eleição de nova diretoria para o biênio 2025-2026, tendo definido o empresário Daniel Andrade como novo presidente da entidade.
Após a celebração da Santa Missa, os dirigentes escutaram o cardeal de Porto Alegre que explanou acerca do Sínodo dos Bispos e suas repercussões para a Igreja. Destacam-se o anúncio da pessoa de Jesus Cristo no contexto digital, o ecumenismo e a inserção dos cristãos em realidades do mundo que carecem de unidade, paz e solidariedade. Também acentuou a proposta da Igreja Católica de “esperançar” a humanidade no Ano Santo Jubilar de 2025, que será aberto em Roma no próximo dia 24 de dezembro.