Dom Jaime Spengler acompanha padre Tiago e o seminarista Darlan para missão em Xingu-Altamira

24/01/2022

Dom Jaime Spengler acompanha padre Tiago e o  seminarista Darlan para missão em Xingu-Altamira

No final da madrugada desta segunda-feira (24) o padre Tiago Camargo e o seminarista Darlan Schwaab embarcaram para a missão na diocese de Xingu-Altamira, no Estado do Pará. O arcebispo  arcebispo Dom Jaime Spengler acompanha a delegação para conhecer a igreja-irmã e também celebrar uma Missa no Santuário de Nazaré, em Altamira. A data da Missa de posse do Padre Tiago, que irá servir na Paróquia São Braz, na cidade de Porto de Moz, será confirmada nos próximos dias.

 

 A diocese de Xingu-Altamira é Igreja-Irmã da Arquidiocese de Porto Alegre. O território é composto por 12 paróquias e cinco Áreas Pastorais, situadas em dez municípios: seis Paróquias ao longo da Rodovia Transamazônica, sendo Altamira (três Paróquias e quatro Áreas Pastorais), Anapu (uma Paróquia), Brasil Novo (uma Paróquia), Medicilândia (uma Paróquia), Uruará (uma Paróquia), Placas (uma Paróquia). E quatro  municípios localizados às margens dos rios Tucuruí, Xingu e Amazonas: Vitória do Xingu, (uma paróquia e uma Área Pastoral), Senador José Porfírio, (uma Paróquia) Porto de Moz, (uma Paróquia) e Gurupá, (uma Paróquia).

 

O Projeto Igrejas Irmãs foi criado pela CNBB em resposta ao apelo dos bispos da Amazônia, reunidos em Manaus no ano de 1972. A Arquidiocese de Porto Alegre aderiu ao projeto e, em 1973, abraçou a então Prelazia do Xingu, enviando três padres: padre Léo Schneider, que permaneceu por 12 anos, padre Oscar Führ, que faleceu de câncer no Xingu, em 2004, e foi sepultado "junto a seu povo no Brasil Novo", na Transamazônica, e o padre Alírio Bervian, que chegou a Altamira em 1973 e permanece lá até hoje. O padre João Carlos Andrade da Silveira – Padre Joca – esteve em missão na Paróquia Santa Luzia, no município de Anapu, e retorna para a Arquidiocese de Porto Alegre para ser pároco nas paróquias Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima, em Canoas. A posse está marcada para os dias 18 e 19 de fevereiro respectivamente.



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: