Dom Jaime Spengler é eleito presidente da CNBB

24/04/2023

Dom Jaime Spengler é eleito presidente da CNBB

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi eleito na tarde desta segunda-feira (24) presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O pleito aconteceu na segunda-feira e o anúncio foi realizado pouco depois das 16h, após três escrutínios. O mandato como presidente será cumprido até o ano de 2027. Dom Jaime é o atual 1º vice-presidente da CNBB, cujo mandato teve início em 2019. A posse como presidente ainda terá a sua data confirmada juntamente com os vice-presidentes e o secretário-geral.  

 

Dom Jaime foi eleito em terceiro escrutínio, por maioria simples, totalizando 210 votos recebidos. “Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração recebo o resultado”, declarou o novo presidente da CNBB.

 

TRAJETÓRIA

 

Catarinense de Gaspar, Dom Jaime Spengler tem 62 anos. No mês de novembro de 2023,  completa dez anos como arcebispo de Porto Alegre. Sua ordenação episcopal ocorreu em fevereiro de 2011 em sua cidade natal, Gaspar (SC), quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Dom Jaime Spengler também é membro do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no Vaticano. 

 

Pela primeira vez na história da CNBB caberá ao arcebispo de Porto Alegre à presidência da conferência, que foi ocupada de maneira interina pelo cardeal Dom Vicente Scherer (1903-1996). Dom Jaime Spengler será o segundo catarinense a ocupar a posição - o primeiro foi Dom Jaime de Barros Câmara, entre os anos de 1958 e 1963.


Avaliação do período como vice-presidente

 

Dom Jaime Spengler foi membro da presidência da CNBB como 1º vice-presidente entre os anos de 2019 e 2023. Durante o período, o arcebispo de Porto Alegre destacou as principais realizações à frente da entidade. “A pandemia do Covid-19 exigiu decisões e posições desafiadoras. Foram tempos delicados que proporcionaram caminhos até então inimagináveis e, portanto, aprendizados. O contexto socio-político-eclesial também exigiu senso crítico, bom senso, determinação”, destacou Dom Jaime Spengler.

 

Em entrevista ao portal da CNBB, o arcebispo de Porto Alegre enumerou alguns desafios futuros da conferência. “Experimentamos uma série de crises: crise econômica, política, social, do humanismo, ética, eclesial, de fé. Neste contexto, a Conferência certamente deverá pautar suas ações. A referência maior será sempre o Evangelho do Crucificado-Ressuscitado, a Doutrina Social da Igreja e a Tradição. A disposição será certamente a de promover o bem comum e o cuidado pela vida nas suas diversas expressões, a fim de que todos possam ter vida e vida em abundância.”


 

Atuação de Dom Jaime Spengler  na CNBB

 

No quadriênio de 2011 a 2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada da CNBB. Em 2015, foi eleito presidente desta comissão. Entre os destaques de sua atuação à frente do colegiado, consta a aprovação das novas Diretrizes para a Formação de Presbíteros da Igreja no Brasil, em 2018.

 

Em maio de 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB. Também é o bispo referencial da CNBB para o Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Exerce ainda as funções de vice-presidente da Comissão Especial para o Acordo Brasil-Santa Sé da CNBB e bispo referencial CNBB – Regional Sul 3 para Vida Consagrada e Ministérios Ordenados. 



Rio Grande do Sul e a CNBB

 

Esta será a quarta vez que um bispo exercendo o ministério no Rio Grande do Sul ocupará a presidência da CNBB. O primeiro foi Dom Aloísio Lorscheider, eleito no ano de 1971, quando era bispo da Diocese de Santo Ângelo. Em abril de 1973, foi transferido para a Arquidiocese de Fortaleza (CE). 

 

O segundo foi Dom Ivo Lorscheiter, que foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre entre os anos de 1965 e 1974, quando foi nomeado bispo da então diocese hoje Arquidiocese de Santa Maria (RS). Dom Ivo foi presidente da CNBB em dois mandatos - 1971 até 1975 e 1975 até 1978.  

 

O terceiro bispo foi o atual arcebispo emérito da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jayme Henrique Chemello, que ocupou a presidência da CNBB entre os anos de 1999 e 2002. Em 1994, o prelado foi eleito 1º vice-presidente e assumiu a presidência em 1998, com a transferência do então presidente, Dom Lucas Moreira Neves, para Roma. 

 

O cardeal Dom Vicente Scherer (1903-1996), arcebispo de Porto Alegre entre os anos de 1947 e 1981, ocupou a 1ª vice-presidência da CNBB entre os anos de 1968 e 1971. Dom Vicente participou desde a sua fundação da Comissão Central da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB; tendo dirigido o Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos, ocupou interinamente o cargo de presidente.


 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: