Dom Jaime Spengler é eleito presidente do Celam

18/05/2023

Dom Jaime Spengler é eleito presidente do Celam

O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, foi eleito presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) para o  quadriênio 2023-2027. O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (17) e se deu na 39ª Assembleia Geral Ordinária do organismo que acontece em Aguadilla, em Porto Rico, de 16 a 19 de maio de 2023.

 

Dom Jaime Spengler, após ser eleito, disse acolher a indicação da Assembleia do Celam em espírito de obediência e também orientado pela fé para assumir a presidência do organismo no próximo quadriênio. O presidente da CNBB também falou do papel do Conselho. “É um conselho episcopal, e como conselho tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente Latino-Americano e Caribenho.”

 

O arcebispo de Porto Alegre acrescentou que assumirá esse serviço atento à orientações do magistério da Igreja e do Papa Francisco e também aos sinais dos tempos, aos desafios que a cultura e o mundo apresentam. “Oxalá possamos corresponder à altura daquilo que a Assembleia hoje pede de nós, presidência do Celam. Peço a oração e solidariedade”, afirmou Dom Jaime Spengler, pedindo a colaboração dos leigos, religiosos, clero, diáconos permanentes, presbíteros e bispos nesta missão.

 

Mensagem do Papa Francisco

 

Por meio do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao presidente do Celam por ocasião da 39ª Assembleia Geral Ordinária do organismo continental.  Francisco desejou “que essa Assembleia renda abundantes frutos em favor da Igreja que peregrina na América Latina e no Caribe, para que esteja sempre disposta ao serviço, sobretudo dos pobres e descartados, discernindo as inspirações do Espírito Santo, em sinodalidade com todo o povo santo de Deus”.

 

O Celam

 

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) é uma organização de comunhão, reflexão, colaboração e serviço. Foi criado pela Santa Sé , a pedido do Episcopado latino-americano, como sinal e instrumento de afeto colegial, em perfeita comunhão com a Igreja Universal e com seu Chefe visível, o Romano Pontífice. Como organização de serviço, o CELAM deve ser, antes de tudo, animação e ajuda à reflexão e à ação pastoral da Igreja na América Latina e no Caribe.

 

O Celam foi fundado em 1955, pelo Papa Pio XII. Ao longo de mais de seis décadas, o CELAM cultivou os valores de comunhão, fraternidade, colegialidade, diálogo, serviço, reflexão e intercâmbio , que enriqueceram o Episcopado do continente e todo o Povo de Deus. O Celam, de acordo com sua natureza e missão, procurou assumir as diretrizes do Concílio Vaticano II . Eles marcaram o curso das cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano . Esses guias se tornaram marcos autênticos ao longo de sua história e fonte de inspiração para os planos e programas desenvolvidos a serviço das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe. Então,a comunhão eclesial e o espírito colegial dos Bispos do continente foram promovidos e em perfeita comunhão com o Bispo de Roma.

 

Com informações do portal da CNBB e do Celam



Autor:
Marcos Koboldt

Fonte:
CNBB e Celam

Tags: