Dom Jaime Spengler encerra visita à diocese de Xingu-Altamira com coletiva de imprensa

28/01/2022

Dom Jaime Spengler encerra visita à diocese de Xingu-Altamira com coletiva de imprensa

O arcebispo Dom Jaime Spengler retorna neste sábado (29) para Porto Alegre após uma visita de seis dias a Diocese de Xingu-Altamira, no Pará, onde acompanhou o padre Tiago Ávila Camargo, que iniciará sua missão nos próximos dias no município de Porto de Moz, acompanhado do seminarista da arquidiocese de Porto Alegre Darlan Schwaab.

Na manhã desta sexta-feira (28) foi promovida uma coletiva de imprensa para os jornalistas da região nas dependências do centro de pastoral da Diocese de Xingu-Altamira. Com a presença de veículos de comunicação da região, Dom João Muniz Alves (bispo diocesano), junto a Dom Jaime Spengler (arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Porto Alegre e vice-presidente da CNBB) colocaram-se à disposição para esclarecimentos e responderem perguntas dos jornalistas acerca do projeto Igreja-Irmã. A proposta missionária entre Porto Alegre e Xingu está prestes há completar 50 anos. Desde 1973, a Arquidiocese de Porto Alegre envia missionários, entre padres e seminaristas.

Dom Jaime Spengler ressaltou o sentido de ser Igreja-Irmã: “Na verdade, a ideia teve origem com o bispo de Caxias do Sul (D. Benedito Zorzi), na década de 1970. Dom Zorzi sugeriu que uma diocese pudesse dar apoio à outra com menos recursos. Assim, muitas dioceses assumiram o compromisso de cooperar com a região da Amazônia, Norte e Nordeste do país. É verdade que também no Sul nós, hoje, sentimos uma carência de ministros ordenados, mas isso não é impeditivo para seguir ajudando”, afirmou o arcebispo.

O padre João Carlos Andrade Silveira, carinhosamente conhecido por pe. Joca, que esteve em missão na diocese de Xingu-Altamira durante cerca de quatro anos, retorna junto a Dom Jaime para Porto Alegre no sábado (29).

“Certamente a gente volta com uma visão mais enriquecida sobre a missão, mas a grande palavra que fica é de gratidão. E não é um adeus para sempre; em breve espero poder voltar, especialmente para o centenário de São Sebastião”, observou padre Joca, além de demonstrar alegria e esperança de continuidade em tão estimado projeto.

Já o padre Tiago Camargo, que chega da Arquidiocese de Porto Alegre para iniciar sua missão nos próximos dias, abordou as expectativas de novo momento em seu ministério: “Tudo começa com a disponibilidade de querer colaborar e contribuir. Compreendendo que a missão é maior que nossos projetos, é maior do que nós, nos colocamos à disposição para ajuda na caminhada que já faz a diocese. Somos instrumentos limitados, mas queremos colaborar com tudo aquilo que está ao nosso alcance. Somos continuidade desse bonito projeto, e a missão busca apresentar o rosto misericordioso de Deus para que o povo daqui tenha cada vez mais vida, vida em abundância”. Juntamente ao padre Tiago, está o seminarista Darlan Schwaab (POA) que vivenciará seu ano pastoral e preparação ao diaconato em missão. Ambos desempenharão o serviço pastoral na paróquia São Braz, em Porto de Moz.

Durante a coletiva de imprensa, também compuseram a mesa o padre Alirio Bervian, um dos primeiros missionário gaúchos, vindo na década de 1970; padre Fritz Satzger, missionário alemão do Sangue de Cristo e padre Hortencio Medeiros, natural da diocese de Xingu-Altamira. Todos sublinharam a importância da presença da Igreja no meio do povo da região amazônica, sendo, inúmeras vezes o único auxílio aos necessitados. “Quantas vezes levei mulheres grávidas ao hospital. No início, fazíamos um serviço muito social. Hoje o povo ainda fala e agradece muito à Igreja por realmente estar ao seu lado”, lembra o padre Fritz.

Vice-presidente da CNBB, Dom Jaime fez questão de destacar, ainda, a visão da Conferência sobre o projeto de Igrejas-Irmãs: “Como CNBB, a promoção da comunhão é a grande missão nossa como instituição. O desejo da Igreja sempre vai ser o cuidado e a promoção da vida para que todos tenham vida e vida em abundância. Essa dedicação da Igreja nos trouxe mártires. Temos homens e mulheres que são santos, seja nessa realidade, seja Brasil afora. Não podemos esquecer os que, no cuidado com a vida, pagaram com a própria vida aquilo que anunciavam e viviam”, ponderou O arcebispo de Porto Alegre. Por fim, Dom João apontou os dados acerca dos colaboradores dessa missão na diocese de Xingu-Altamira: “Além de Porto Alegre, temos outras dioceses que colaboram conosco: Mariana, Belo Horizonte, Maranhão, Arquidiocese de Maceió, missionários do Sangue de Cristo – que são os pioneiros nessa região –, além dos missionários do Verbo Divino”.

Participaram da coletiva de imprensa as emissoras de TV locais SBT, Record e Bandeirantes, além do veículo digital Voz do Xingu.



Autor:
Texto Darlan Schwaab; Edição: Marcos Koboldt

Tags: