Dom Jaime Spengler preside missa de posse da presidência da CNBB

28/04/2023

Dom Jaime Spengler preside missa de posse da presidência da CNBB

A celebração da Santa Missa dedicada à posse da nova presidência da CNBB aconteceu no final da tarde de quinta-feira (27), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), onde acontece a 60ª Assembleia Geral da CNBB. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, eleito para a presidência da CNBB no período 2023-2027, presidiu a Eucaristia.

 

Em sua homilia, Dom Jaime Spengler destacou que “alimentar-se da Carne de Jesus, ou seja, participar ativamente da Eucaristia, concede comunhão de vida com o próprio filho e o Pai. Apresentar e propor à contemporaneidade de Jesus na sua condição humana e divina, implica conhecer a cultura dominante para partir de dentro, fecundá-la com o Evangelho”.

 

Dom Jaime agradeceu a atual presidência da CNBB que encerra seu mandato na 60ª Assembleia Geral e pediu orações e as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida para a nova gestão. “A nós que acolhemos essa missão, pedimos: ‘instiguem-nos, ajudem-nos’. Rezemos uns pelos outros! Nós gostamos do que somos e amamos o que fazemos. Isto é, somos homens de Igreja! Que a Senhora de Aparecida, nossa mãe, interceda por nós e por nossas Igrejas”.

 

Ao final da celebração, o arcebispo de Porto Alegre ainda compartilhou com os fiéis uma história de sua família, recordando que sua mãe, Lea Spengler (1931-2016), fazia doces para a Páscoa e para o Natal, deixava-os no alto de um armário e pedia para que as crianças não pegassem até as datas festivas.

 

“Nesses dias, nós, as crianças, ficávamos insistindo – Oh, mãe, dá um doce! Hoje, pedimos à Mãe Aparecida – Oh, mãe, olha por estes seus filhos. Oh, mãe, olha pela nossa Igreja, Oh, mãe, ajuda seus filhos a evangelizar!”, pediu o presidente eleito da CNBB. 

 

Coletiva de Imprensa e posse da presidência

 

Na manhã desta sexta-feira (28), último dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB, os membros da presidência, que foram recém-empossados, concederam entrevista coletiva à imprensa no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Na ocasião, Dom Jaime Spengler, saudou a todos os presentes e fez um resumo das atividades realizadas ao longo dos últimos dez dias.

 

O novo presidente da CNBB ressaltou que, desde o dia 19, o episcopado brasileiro se encontra em Aparecida, São Paulo, para a 60ª Assembleia Geral da Conferência. “Cada Assembleia Geral é um pentecoste, é uma experiência muito bonita de fraternidade, de comunhão entre nós; e disposição para servir da melhor forma possível a igreja que está no Brasil e ao nosso povo, a nossa gente.”

 

 

 

Assembleia Geral e Mensagem ao Povo Brasileiro

 

A 60ª Assembleia Geral da CNBB tem o seu último dia de atividades nesta sexta-feira (28). Na quinta-feira (27) foi divulgada a mensagem da Conferência ao Papa Francisco, ao Povo Brasileiro e ao Dicastério dos Bispos no Vaticano. A mensagem ao Povo Brasileiro na íntegra pode ser conferida neste link: https://www.arquipoa.com/noticias/cnbb-divulga-mensagem-ao-povo-brasileiro

 

O presidente da CNBB reafirmou aos jornalistas que a carta divulgada, pelo episcopado, ao povo brasileiro parte da pessoa de Jesus Cristo e do Evangelho. E que a condição de discípulo de Jesus, do crucificado, do ressuscitado tem implicâncias na vida social e que a Igreja não pode ficar calada, independente de partido político ou de quem esteja no poder.

 

“Nós precisamos e devemos lutar por aquilo que fazemos e termos como referência Jesus Cristo e o Evangelho; é isso que pauta as nossas decisões, as nossas escolhas, é isso que promove vida e vida em abundância”, disse. Dom Jaime relembrou ainda que todos devem ser “sal da terra e luz do mundo”, em vista de uma sociedade mais integrada, integradora para as futuras gerações. E completou: “Onde a vida não é cuidada, o discípulo de Jesus não pode permanecer indiferente”.

 

Fotos: Thiago Leon/Santuário Nacional

 



Autor:
Marcos Koboldt

Fonte:
Comunicação CNBB

Tags: