Dom Jaime Spengler tem encontro com o Papa Francisco no Vaticano

11/09/2023

Dom Jaime Spengler tem encontro com o Papa Francisco no Vaticano

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, está no Vaticano onde cumpre uma série de compromissos pela presidência da Conferência Episcopal da América Latina e Caribe (Celam). A agenda prevê visitas aos diferentes dicastérios da Cúria Romana até o final desta semana. 

 

Dom Jaime Spengler falou sobre o encontro. “Foi um momento de expressar a comunhão da Igreja latino-americana e caribenha com o Santo Padre, no qual pudemos apresentar alguns elementos do que foi a Assembleia Geral, celebrada em maio passado, em Porto Rico, que teve como um dos pontos altos a eleição da nova presidência. Apresentamos a continuidade deste processo de reorganização do Celam que, graças a Deus, caminha bastante bem.”

 

O arcebispo de Porto Alegre e presidente do Celam destacou ainda que a presidência trouxe para o Papa algumas expectativas de futuro do Celam como serviço à Igreja latino-americano e caribenha. “Ouvimos do Papa algumas orientações de como promover de forma ainda mais vigorosa aquilo que é a missão do Celam – promover a comunhão entre as conferências episcopais”, declarou Dom Jaime Spengler. 

 

O encontro com o Papa Francisco também foi oportunidade de abordar situações particulares das nações do continente. “São situações delicadas, sim, que a Igreja acompanha buscando promover o discernimento. Sempre é um momento de alegria poder estar com o Santo Padre, poder trazer nossas alegrias, esperanças, também as angustias e as nossas dores, seja como episcopado latino-americano, seja do nosso povo. Sobretudo acolher, escutar e poder trazer ao nosso povo a orientação que o Papa deixa para cada um de nós”, complementou o arcebispo de Porto Alegre e presidente do Celam. 

 

 



Autor:
Ascom

Tags: