Dom Leomar Brustolin é nomeado Arcebispo de Santa Maria

02/06/2021

Na manhã de hoje (2), 12h no horário de Roma e 7h no horário local, Papa Francisco nomeou o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin, como o novo Arcebispo de Santa Maria, substituindo Dom Hélio Adelar Rupert, agora Arcebispo emérito.

 

A Arquidiocese de Porto Alegre agradece o trabalho de Dom Leomar junto ao seu povo e roga a Deus que abençoe sua nova missão. Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano, manifesta gratidão e apoio ao irmão no episcopado pelo trabalho e empenho nestes seis anos de trabalho e dedicação. Veja o vídeo:

 

 

No vídeo abaixo, Dom Leomar se apresenta ao povo da Arquidiocese de Santa Maria, que reúne 26 municípios da região central do Estado:

 

 

Conheça mais sobre o prelado:

Leomar Antônio Brustolin nasceu em 1967, em Caxias do Sul-RS. Filho de Léo e Maria Celeste Brustolin. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi ordenado presbítero do clero da Diocese de Caxias do Sul em 1992. Realizou Mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte e concluiu o doutorado em Teologia na Universidade San Tommaso, de Roma. Foi pároco da Paróquia Santa Teresa, catedral diocesana de Caxias do Sul. Coordenou o curso de Formação Teológica para Leigos de Caxias do Sul (1993-2015). Integrou a equipe ecumênica da diocese. Coordenou os cursos de especialização em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na Universidade de Caxias do Sul.

Desde 2005 é professor de Teologia na PUCRS, onde atua como coordenador do Mestrado e Doutorado em Teologia. Tem pesquisa e publicações nas áreas de Antropologia Teológica, Mariologia, Pastoral Urbana e Catequese. É Prefeito de Estudos da afiliação da Teologia da PUCRS com a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense – Roma.

Em 2015 o Papa Francisco nomeou-o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Foi bispo referencial do vicariato de Porto Alegre (2015 a 2018) e bispo referencial do vicariato de Canoas (2019-2021). Coordenou a pastoral da Comunicação e é bispo referencial para a Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Porto Alegre.  Integra o Conselho Universitário da PUCRS. Atualmente é bispo referencial da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da CNBB. É membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

 

Acesse o site do arcebispo: domleomar.com,br



Autor:
Nelson S. Pereira

Tags: