10/04/2025
Neste domingo, 13 de abril, durante as celebrações do Domingo de Ramos, a Igreja Católica realiza em todo o Brasil a tradicional Coleta da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade. A iniciativa tem como objetivo arrecadar recursos para projetos sociais que promovem a dignidade humana e a justiça social.
Conforme dados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os recursos arrecadados são distribuídos da seguinte forma: 60% permanecem nas dioceses para compor os Fundos Diocesanos de Solidariedade, que financiam ações sociais locais. Os outros 40% são destinados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que apoia projetos em todas as regiões do país.
Em 2024, o FNS destinou R$ 6.551.121,54 para apoiar 238 projetos voltados à promoção da vida, da justiça e da paz em diversas realidades brasileiras.
A Campanha da Fraternidade é uma expressão concreta do compromisso cristão com os mais pobres e vulneráveis. Neste ano, a Coleta da Solidariedade será realizada nos dias 12 e 13 de abril, durante as missas do final de semana de Ramos, convidando todos os fiéis a praticarem a caridade e a solidariedade.