Em domingo de festa, Arquidiocese saudou Aluisio, Charles, Henrique e Marcus, seus novos diáconos

29/11/2021

Em domingo de festa, Arquidiocese saudou Aluisio, Charles, Henrique e Marcus, seus novos diáconos

A tarde do último domingo, 28 de novembro, foi de festa para a Arquidiocese de Porto Alegre e para o povo dos 29 municípios que pertencem ao seu território. Isso porque os jovens Aluisio Negrete Cabreira, Charles Kermaunar, Henrique Zimmer e Marcus Vinicius Shiomi Ceratti foram ordenados diáconos. Em breve, receberão o segundo grau da Ordem, quando se tornarão presbíteros. 

Em uma cerimônia de muita emoção e sacralidade, a Catedral Metropolitana recebeu paroquianos de inúmeras regiões da Arquidiocese, todos querendo saudar os quatro jovens que passaram por suas paróquias ao longo do tempo de formação. Nos primeiros bancos, Aluisio, Charles, Henrique e Marcus aguardavam o momento da ordenação diaconal junto de seus familiares. 

“A grandeza do ministério que este homens abraçam, consiste em lhes conferir o mandato de tornar presente o diácono Jesus Cristo no tempo da Igreja -- no nosso tempo!”, valorizou Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, que presidia a celebração. “Assim compreendemos a missão do diácono: testemunhar e transmitir os sinais do amor de Jesus Cristo. A solicitude com os mais pobres, os necessitados, os sofredores, os doentes, os migrantes, os prisioneiros, os sem teto, trabalho e terra, expressará a genuinidade do caminho de vida abraçado. Que o Senhor vos ilumine, inspire e acompanhe.”

Vocações adultas

Os quatro novos diáconos possuem uma característica em comum, que chega a surpreender aqueles que acostumaram-se a ver seminaristas ingressarem na adolescência no Seminário. Atendendo ao chamado de Deus já na idade adulta, eles assumem este ministério da Igreja depois de já terem atuado profissionalmente em outras áreas. Aluisio é formado em Enfermagem; Charles, em Ciências Políticas; Henrique, em Produção Fonográfica; e Marcus, em Biologia. Em dois bate-papos, transmitidos ao vivo pelo Facebook da Arquidiocese de Porto Alegre neste mês de novembro, os então seminaristas contaram detalhes de suas biografias. Clique aqui para rever.

“Nesta tarde, o nosso coração transborda de alegria e um sentimento de gratidão inunda o nosso ser. Tudo é graça!”, afirmou o diácono Aluisio, no discurso que representou os demais ordenados. “Somos conscientes de que, se chegamos até aqui, não foi mérito nosso e sim bondade divina que nos conduziu até aqui. Nosso Senhor fitou o seu olhar de amor sobre nós, nos chamou e hoje nos consagra para uma nova missão”.

De acordo com o último comunicado de transferências e nomeações da Arquidiocese, o diácono Aluisio passa a estar a serviço da Paróquia São João Batista (Camaquã), Charles, das Paróquias Nossa Senhora Aparecida Restinga, São João Paulo II e Centro Social Pe. Pedro Leonardi, Henrique, da Paróquia São Vicente de Paulo (Cachoeirinha) e Marcus, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Canoas - Guajuviras).

Seja um amigo do Seminário

Quem quiser se tornar um amigo do Seminário, pode entrar em contato via WhatsApp no número (51) 99554-2087. Um seminarista fará o atendimento e realizará o cadastro na Campanha. A contribuição pode ser feita por meio de boleto bancário, PIX ou débito em conta. A Campanha dos Amigos do Seminário visa auxiliar na formação humana, pastoral, intelectual e comunitária dos padres da Arquidiocese.
 




Abaixo, a homilia completa de Dom Jaime Spengler:

"Dias virão... e naqueles dias" brotará a semente da justiça! Estamos a caminho de tais dias... estamos nos fazendo, construindo, formando! Seremos aquilo para o qual caminhamos; e caminhamos em direção àquilo que amamos.

O que, quem amamos? Este "que" ou "quem" é o nosso centro! Marcados pela fé cristã, como discípulos, estamos num processo de configuração ao Crucificado-Ressuscitado. Somos feitos para Ele, porque Ele se fez por nós. A sua vinda passada determina a nossa fé, orienta nossa esperança, ilumina nosso agir. A vinda primeira no passado é importante para a nossa inteligência; sua presença no cotidiano, ilumina nossas escolhas; sua vinda futura orienta nossa vontade.

Entrar, hoje, no tempo do advento é oportunidade para reavivar em nós a atenção: "haverá sinais... levantai-vos e erguei a cabeça... Tomai cuidado... Ficai atentos e orai a todo momento". Ao mesmo tempo, somos exortados ao exercício do amor; "o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais... numa santidade sem defeito aos olhos de Deus... Fazei progressos ainda maiores! Devemos viver para agradar a Deus".

Pois "dias virão...em que farei cumprir a promessa. Naqueles dias... farei brotar a semente da justiça... Ele fará valer a lei e a justiça na terra.

A liturgia de hoje traz a marca da esperança! Estamos todos numa mesma barca e nos salvamos juntos. Não podemos permitir que nos roubem a esperança! Quem deseja justiça, paz e liberdade é encorajado a erguer a cabeça, pois Cristo é próximo. Ele, presente entre nós, sabe de nós e de nossa esperança. Por isso, é sempre tempo para a fidelidade e o testemunho.

Esperança que se expressa também na decisão destes homens que acolheram o chamado do Senhor e, hoje, se consagram ao serviço da "vida plena para todos" (Jo 10,10). O Senhor se fez nosso diácono! Sim! Ele se fez um de nós, está entre nós e nos serve, e deste modo nos desvela o mistério do amor de Deus. E como nosso mundo está necessitado deste amor!

A grandeza do ministério que estes homens abraçam, consiste em lhes conferir o mandato de tornar presente o diáconado Jesus Cristo no tempo da Igreja - no nosso tempo! Assim compreendemos a missão do diácono: testemunhar e transmitir os sinais do amor de Jesus Cristo. A solicitude para com os mais pobres, os necessitados, os sofredores, os doentes, os migrantes, os prisioneiros, os sem teto, trabalho e terra, expressará a genuinidade do caminho de vida abraçado. Que o Senhor vos ilumine, inspire e acompanhe. 

Abramo-nos para o itinerário deste tempo de advento. Tempo que a Igreja nos oferece, como preparação para a solenidade da ternura, o cuidado de Deus em favor da vida plena para toda pessoa humana.

"Virão dias em que as promessas de Deus se cumprirão, e nós juntos haveremos de juntos, como os anjos na noite do Natal, cantar: "glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens e mulheres por Ele amados".


 



A íntegra do discurso lido pelo diácono Aluisio está abaixo:

Excelência Reverendissima, Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e os seus bispos auxiliares; caros padres diocesanos e religiosos, religiosas, seminaristas, vocacionados, familiares, amigos e o povo das nossas paróquias que aqui se encontram. A todos vós a nossa saudação!

"Servi ao Senhor com alegria!" (SI 99,2) expressão do salmo 99 que como turma escolhemos como lema para a nossa ordenação diaconal no dia de hoje.

Nesta tarde, o nosso coração transborda de alegria e um sentimento de gratidão inunda o nosso ser. Tudo é graça! "Em tudo dai graças a Deus" nos diz Paulo apóstolo. E sendo Cristo a graça, nele e com ele temos tudo. Somos conscientes de que, se chegamos até aqui, não foi mérito nosso e sim da bondade divina que nos conduziu até aqui. Nosso Senhor fitou o seu olhar de amor sobre nós, nos chamou e hoje nos consagra para uma nova missão.

Agradecemos ao nosso Arcebispo emérito, Dom Dadeus Grings, que nos acolheu na Arquidiocese de Porto Alegre em 2013, aprovando a nossa entrada no propedêutico. A Dom Jaime, que nos acompanhou nos anos posteriores e hoje nos transmitiu o sacramento da Ordem no grau do diaconato. Em nossos pastores vemos o Cristo Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas e chama a cada uma pelo nome. Sua dedicação em querer que saíssemos bem preparados do seminário foi visível e nos lembra a Kenosis de Cristo em favor de cada um de nós. Que o bom Deus, lhes dê sempre a todos vocês, nossos bispos, a força para que continuem com entusiasmo e alegria vossa missão episcopal no meio de nós.

Agradecemos também a todos os que ao longo dos anos, contribuíram e constituíram a equipe formativa dos nossos seminários. Na pessoa do Pe. Livio Masuero, reitor do Seminário Menor de Gravataí, e do Pe José Loinir Flach, reitor do Seminário Maior de Viamão, nosso reconhecimento em quererem nos formar nas dimensões propostas para a formação inicial dos presbiteros: o intelectual, o humano, o pastoral e o espiritual.

Aos nossos pais: louvamos e bendizemos a Deus pelo dom das suas vidas. De vocês trouxemos conosco valores indeléveis, forjados em nós, que no tempo do seminário foram base para que pudéssemos desenvolver tantos outros. No período de formação, mesmo estando longe de vocês no cotidiano, sempre contamos com a oração, o apoio e, ao longo da caminhada, com a intercessão de dois deles: o meu pai, Paulo Cabreira e o pai do Henrique, Pedro Zimmer, vítima da COVID-19. A vocês, nosso amor e carinho de filhos e a nossa gratidão.

Aos nossos amigos, nossos familiares, nossos colegas de seminário, a todo o povo de Deus, que nos acompanha e acompanhou com a oração e amizade sincera, nossa gratidão. A perseverança de cada um, em caminhar conosco, nos fortalece e nos incentiva. Que o bom Deus possa lhes retribuir em dobro por tudo o que fizeram para conosco. Não podemos deixar de mencionar as nossas paróquias de origem, as paróquias em que desenvolvemos trabalhos pastorais nesses anos e aquelas nas quais vivemos o nosso ano pastoral - nossa síntese vocacional:

Vicariato de POA - Paróquia Menino Deus, Paróquia São João Batista, Paróquia Nossa Senhora do Trabalho, Paroquia Divino Mestre, Paróquia São Vicente Mártir Paróquia Santa Cecília, Santuário Santa Rita de Cássia, Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio e a Paróquia São José do Sarandi, São Vicente Mártir.

Vicariato de Canoas: Santuário São Cristóvão, Paróquia da Imaculada Conceição.

Vicariato de Gravataí: Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Santa Hedviges, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Paróquia São João Maria Vianney e Rede de Comunidades Santa Cruz.

Vicariato de Guaíba: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Santa Bárbara, Paróquia Nossa Senhora da Paz e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A todos, o nosso muito obrigado pelo apoio e atenção. Tenham certeza que em cada lugar que passamos aprendemos com todos e cada um em particular.

Que a Mãe de Deus, padroeira da nossa arquidiocese, esteja sempre do nosso lado, nos proteja e nos ensine a servir ao Senhor com alegria. Amém!


 



A foto de destaque desta matéria é de Pedro Stein. Abaixo, mais imagens da ordenação diaconal, estas com créditos de Camila Oliveira (Pascom Catedral) e Juliano Rigatti (Ascom da Arquidiocese).

(Fotos de Pedro Stein)

(Fotos de Camila Oliveira - Pascom Catedral)

(Fotos de Juliano Rigatti - Ascom Arquidiocese)
 



Autor:
Juliano Rigatti (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: