Encontro sobre Gestão Eclesial acontece nesta quarta-feira

26/07/2022

Para tratar de temas como gestão eclesial administrativa, econômica e planejamento, a Arquidiocese de Porto Alegre realiza um encontro para tratar destas questões. Amanhã, dia 27, no Instituto São Francisco, das 8h30 às 16h acontece o encontro sobre Gestão Eclesial. O público-alvo do encontro são os presbíteros, diáconos, seminaristas, secretárias (os) de paróquia e coordenadores dos Conselhos Econômicos (CAEs).  A assessoria do encontro será feita por dom Cleonir Paulo Dalbosco, bispo da diocese de Bagé (RS) e de José Luna – gestor da CNBB/PUCRS. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site www.servusigreja.com.br.

 

A abertura do encontro será realizada pelo arcebispo Dom Jaime Spengler. Em sua participação no programa ComunicAÇÃO da última quinta-feira, o arcebispo explicou como se deu a motivação para a realização do evento.  “Esta temática nasceu de uma solicitação do próprio Clero que, no ano de 2021, durante retiro um com o bispo de Bagé, Dom Cleonir, e ele tratou desta temática, sentiram-se necessitados de alargar o tema. Portanto, indo ao encontro desta solicitação organizamos este encontro.”  Na sequência, Dom Cleonir Paulo Dalbosco vai abordar a necessidade do tema gestão paroquial ser conversado bem como o papel do gestor eclesial. Serão trazidos ainda conceitos de eficiência e transparência. 

 

No segundo momento do encontro, que será conduzido pelo assessor da CNBB José Luna, serão trazidos exemplos concretos de boas práticas, bem como são feitas as gestões de pessoas e processos, além de apresentar ferramentas que auxiliam no trabalho de gestão eclesial.

 

O bispo da diocese de Bagé também vai trazer para o encontro o tema : Como construir um processo de Gestão na Comunidade, a partir das exigências do tempo presente. Haverá espaço para perguntas dos participantes. O curso vai tratar ainda da importância do planejamento e da necessidade do aprofundamento dos debates sobre o tema gestão, com o assessor da CNBB José Luna. 

 

Conforme o padre Vanderlei Bock, ecônomo da Arquidiocese de Porto Alegre, o encontro tem como meta “motivar e propiciar um melhor gerenciamento de nossa administração. principalmente aquilo que diz sobre orçamento, tanto no orçar e como no realizar”, explicou o sacerdote. 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: