Escola Diaconal São Lourenço abre inscrições para 2021

23/11/2020

A Arquidiocese de Porto Alegre, no dia 13 de fevereiro, criou a Escola Diaconal São Lourenço. Ao longo deste ano promoveu formação online dos 22 candidatos em preparação ao ministério do Diaconato Permanente e de 3 candidatos da Diocese de Osório. Esta novidade tem se apresentado como oportunidade única de ação evangelizadora nas paróquias. O diaconato permanente é um ministério que já esteve presente nos primórdios da Igreja. Sete homens “de boa reputação, repletos do Espírito de sabedoria” (At 6,1-6), foram escolhidos para serem os primeiros diáconos. As primeiras orientações sobre a formação dos diáconos e sobre o estatuto jurídico foram propostas por São Paulo VI, em 1967, e, posteriormente, retomadas pelo Código de Direito Canônico, em 1983.


A direção da escola, por meio do padre José Loinir Flach, agradece a todos os professores que colaboraram com os estudos de Introdução à Teologia e Teologia do Diaconato Permanente (padre Geraldo Borges Hackmann); Eclesiologia e Revelação (padre Rafael Martins) e História da Igreja (padre Eduardo Pretto Moesch). "Para 2021 estamos no aguardo das orientações sanitárias para a prevenção do Covid -19. Mas caso seja recomendado o não presencial iremos dar continuidade na formação online", explica o diretor.

Propedêutico 2021


A escola já comunica a criação de nova turma a partir de março de 2021 para o discernimento de novos candidatos para iniciarem a formação diaconal. Para iniciarem esta formação é importante o tempo da indicação e escolha dos candidatos, que deverão passar pelo Conselho Paroquial de Pastoral e pelo pároco.

Novos candidatos devem fazer contato com o diácono Walter por meio do e-mail walterbranchiers@gmail.com ou celular (watsapp) 51-98101-5485 para o cadastro dos interessados em realizar o propedêutico. "Louvamos a Deus pela disponibilidade ao chamado de Deus, o processo de formação e discernimento vocacional na configuração a Jesus Cristo, servo e pastor. Rezemos para que surjam mais servos para o anúncio da Palavra, a celebração dos sacramentos e a caridade eclesial", destaca padre Flach.



Autor:
Patricia Damaceno

Tags: