Exposição Presépios na Catedral pode ser visitada até o dia 16 de janeiro

01/12/2022

Exposição Presépios na Catedral pode ser visitada até o dia 16 de janeiro

A exposição “Presépios na Catedral 2022” já pode ser visitada no interior da Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre. A entrada é gratuita e aberta ao público até dia 16 de janeiro de 2023. O horário de visitação é o mesmo em que o templo estiver aberto aos fiéis para as orações além da celebrações litúrgicas. 

 

“Os presépios expostos possuem diferentes inspirações, tanto culturais, quanto na forma e material com que foi confeccionado, origem e inspiração de diferentes países e culturas”, explica a museóloga da Arquidiocese de Porto Alegre, Caroline Zuccheti. “Essa edição da exposição conta a origem da montagem dos presépios, desde são Francisco à tradição napolitana, e curiosidades sobre os presépios.”

 

A tradição do presépio remonta a tempos muito longínquos. A mais conhecida representação é de 1223, quando São Francisco de Assis, após viagem ao Egito, pediu a um amigo que preparasse na localidade de Greccio (Assis), tudo o que pudesse oferecer uma representação plástica do nascimento de Jesus em Belém. Desde então, igrejas, casas de família, e diversos outros espaços rememoram a ternura do Natal, com suas próprias representações natalinas.  
 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: