Faleceu o Pe. André Rybarczyk

19/12/2023

Faleceu o Pe. André Rybarczyk

A Arquidiocese de Porto Alegre entristece-se com a notícia do falecimento do Pe. André Rybarczyk, 91 anos. As exéquias serão celebradas na tarde desta terça-feira (19), às 15h, no Seminário São José, em Gravataí. Logo após ocorrerá o traslado do corpo para o município de Sertão Santana, na região Centro-Sul do Estado, onde ocorrerá o sepultamento, previsto para as 9h.

 

No último dia 2, o presbítero foi homenageado como cidadão honorário do município de Sertão Santana, cidade onde nasceu e foi pároco da paróquia Santa Ana por mais de 30 anos. 

 

O sacerdote residia atualmente no Lar Sacerdotal, em Gravataí. Padre André foi ordenado no dia 3 de julho de 1960, no Seminário Maior de Viamão.  Nascido a 16 de outubro de 1932, em Sertão Santana  (na época a localidade pertencia à cidade de Guaíba). É o quarto filho de Ladislau Rybarczyck e Julia Mielczarski, ambos comerciantes. Estudou no Colégio Rosário, em Porto Alegre, e Seminário São José em Gravataí.  Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão. Foi ordenado presbítero pelo arcebispo de Porto Alegre Cardeal Dom Vicente Scherer (1903-1996) e teve como padrinho o Pe.  Estevão Reszka. 

 

O sacerdote foi professor no Seminário São José, onde exerceu as funções de reitor e ecônomo. Em 1969, em virtude da enfermidade do Pe. João Jarosz, então pároco da Paróquia Santa Ana no município de Sertão Santana, o presbítero começou a atender pastoralmente a paróquia como Vigário Cooperador. No dia 30 de setembro de 1982, foi nomeado pároco da Paróquia Santa Ana, atuando somente nos finais de semana (durante a semana atendia o Seminário São José), sendo auxiliado pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em 1986 assumiu o cargo de Reitor do mesmo seminário. Durante 19 anos assumiu esta dupla missão. Em 5 de dezembro de 1988 foi designado finalmente pároco residente da Paróquia Santa Ana, em Sertão Santana, permanecendo nesta função até  o ano de 2020. Passou a residir no Lar Sacerdotal, em Gravataí, a partir do dia a 21 de março de 2021.



Autor:
Ascom

Tags: