Faleceu o Pe. Lucas Silva de Lacerda

18/03/2024

Faleceu o Pe. Lucas Silva de Lacerda

A Arquidiocese de Porto Alegre comunica o falecimento do Pe. Lucas Silva de Lacerda, 30 anos, ocorrido no dia 17 de março de 2024. O sacerdote exercia o seu ministério como vigário da paróquia Santa Cruz, no município de Viamão. O sacerdote foi ordenado no dia 9 de junho de 2023, na paróquia Santa Luzia, em Cachoeirinha.

 

Lucas Silva de Lacerda nasceu em Esteio no dia 9 de novembro de 1993. Ele cresceu em Cachoeirinha e a sua paróquia de origem é a Santa Luzia. Os seus pais se chamam Teresinha e José Antônio. Lucas era o caçula da família e tinha dois irmãos - Diogo e Thaís.

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, manifestou-se sobre o falecimento de Padre Lucas de Lacerda.

 

“A notícia do falecimento do padre Lucas de Lacerda surpreendeu a todos. Jovem, recém ordenado presbítero, dinâmico, dedicado, engajado, determinado, alegre. Há uma pergunta que não quer calar: Por quê? – Certamente não encontramos uma resposta satisfatória! O único conforto nos vem da fé: ‘para aqueles que creem a vida não é tirada, mas transformada’ [prefácio da celebração eucarística pelos falecidos]. Aos familiares nossa solidariedade! À comunidade onde servia, coragem! Ao presbitério no qual foi acolhido como irmão, o conforto da fé,  a proximidade de irmãos e a certeza de que não nos pertencemos! Pertencemos pelo Sacramento do Batismo e da Ordem àquele que um dia deu a vida para todos! A Mãe de Deus interceda por todos nós! Possa o Pe. Lucas permanecer vivo em nossa memória. E participando plenamente da intimamente do Bom Pastor interceder por todos que nós que continuamos servindo o povo de Deus nas distintas comunidades que compõem a Arquidiocese.”

 

Dom Adilson Pedro Busin, bispo da diocese de Tubarão (SC), que entre os anos de 2016 e 2023 foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, também prestou sua solidariedade pelo falecimento do padre Lucas de Lacerda. “Nestes sete anos em que estive na Cúria manifesto minha prece e solidaridade a Dom Jaime, seus bispos auxiliares, ao clero, aos familiares do sacerdotes e à Igreja do Rio Grande do Sul.”

 

Antes da sua ordenação sacerdotal, padre Lucas Lacerda fez a Pastoral nas seguintes comunidades como seminarista: Santa Luzia (Cachoeirinha); São Manoel (Porto Alegre); Senhor Bom Jesus (Porto Alegre); Nossa Senhora dos Navegantes (Charqueadas); São Vicente de Paulo (Cachoeirinha); Kairós (Promoção Vocacional); Nossa Senhora Aparecida (Canoas); Santa Bárbara (Arroio dos Ratos).

 

Desde o ventre de sua mãe foi consagrado à Mãe e Rainha se tornando um grande devoto. Selou a Aliança de Amor com Maria, rezou a sua primeira Missa no Santuário de Schoenstatt, na Zona Sul de Porto Alegre, e sempre solícito aos chamados da Mãe. Participava do grupo de Padres candidatos à União dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt. 

 

Padre Lucas de Lacerda concedeu entrevista para a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre um mês de sua ordenação presbiteral. Na ocasião, ele contou a sobre a sua caminhada de fé e o exemplo de sua família. O link está abaixo:

 

https://youtu.be/J4kmwmy6KR0?si=feJ1o6Wz_Nj6mjYF

 

CELEBRAÇÃO DE EXÉQUIAS - PE. LUCAS DE LACERDA 

Velório: A partir das 17h (hoje, 18/3). Missa às 20h.

Amanhã (19/03) missa às 8h e sepultamento às 9h

Local: 
Cemitério memorial da Colina
Endereço: Av. Frederico Augusto Ritter, 6221
Distrito Industrial/ Cachoeirinha



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: