Festa de Navegantes leva milhares de devotos às ruas de Porto Alegre

05/02/2024

Festa de Navegantes leva milhares de devotos às ruas de Porto Alegre

Há 153 anos os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes manifestam publicamente o seu amor pela Virgem Maria caminhando pelas ruas de Porto Alegre. No ano de 2024 não foi diferente. O forte calor da última sexta-feira não intimidou os fiéis, que participaram da procissão em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.   

 

Às 7h do dia 2 de fevereiro, os devotos lotaram a paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. A Santa Missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Odair Miguel Gonsalves dos Santos, que participou pela primeira vez da procissão. A imagem peregrina iniciou às 8h sua tradicional procissão até o Santuário de Navegantes.

 

O cortejo foi acompanhado por um expressivo número de fiéis pelas ruas do Centro passando pela avenida Mauá e Castelo Branco. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, caminhou ao lado do povo, acompanhado de Dom Odair, por integrantes do clero de Porto Alegre e dos fiéis.

 

A chegada ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes ocorreu às 10h15. Mesmo sob forte calor, o largo ficou lotado para a celebração da Missa campal, presidida por Dom Jaime Spengler. Em sua homilia, reforçou junto ao povo a temática da Campanha Fraternidade 2024.

 

"A Igreja quer que recordemos neste ano esta dimensão. Somos todos irmãos e irmãs. Devemos cuidar de tudo e de todos. O nosso povo é bom. Confiamos especialmente na bondade de Nossa Senhora, pois nas estradas da vida, não estamos sozinhos", destacou o arcebispo de Porto Alegre.

 

Ouça a homilia completa de Dom Jaime Spengler: https://open.spotify.com/episode/2B366mhE48Mk5gOll7amz8?si=0681a383fb72461e

 

 

A celebração da Eucaristia foi acompanhada por autoridades municipais e estaduais. Ao longo da tarde, os fiéis puderam fazer a sua prece em frente a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e participar de missas celebradas pelos padres da Arquidiocese. No final da tarde de sexta-feira, ocorreu a solenidade de entronização da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. 

 

Festa de Navegantes pela Arquidiocese

 

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes também foi celebrada em outros municípios no território da Arquidiocese de Porto Alegre. Em Arambaré, na Costa Doce do Rio Grande do Sul,  festa da padroeira do município mobilizou a cidade. O tema da festa foi Peregrinos da Esperança: Uma Igreja Sinodal na Liturgia e na vida. A procissão da 95ª festa de Nossa Senhora dos Navegantes teve início às 9h, ao lado do Centro Cultural Inúbia. A Missa solene foi presidida pelo Pe. Adilson Corrêa da Fonseca, vigário episcopal do Vicariato de Guaíba. No município de Charqueadas, na Região Carbonífera, a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes também celebrou sua padroeira com muita fé. Uma procissão percorreu as principais ruas do município. A Santa Missa foi presidida pelo pároco, Pe. Miguel Faleiro. 

 

Fotos: Marcos Koboldt/Ascom Arquidiocese de Porto Alegre e diácono Charles Kruel

 

 

 

 

 

 

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: