Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: lugar de Católico é nas ruas de Porto Alegre

01/02/2023

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: lugar de Católico é nas ruas de Porto Alegre

A festa religiosa mais popular de Porto Alegre volta com a sua programação tradicional no ano de 2023 depois de três anos de restrições em razão da pandemia. Nossa Senhora dos Navegantes será celebrada pela Arquidiocese com a tradicional procissão dos fiéis pelas ruas da área central da cidade rumo ao Santuário dos Navegantes, onde os devotos manifestam o seu amor e devoção pela Virgem Maria.

 

O início da festa é no Santuário Nossa Senhora do Rosário, onde será celebrada a Missa a partir das 7h, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Bertilo João Morsch. A partir das 8h tem início a procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes rumo ao seu Santuário. A chegada está prevista para ocorrer entre 10h e 10h15. No largo do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes será celebrada a missa solene, presidida pelo bispo da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Darley José Kummer.

 

À tarde duas missas serão celebradas no Santuário de Navegantes – às 13h e às 15h. A solenidade de entronização da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em seu Santuário ocorre às 17h. 

 

Neste ano também será realizada a procissão fluvial em honra de Nossa Senhora dos Navegantes. Confira a programação

 

Festa Nossa Senhora dos Navegantes – Procissão Fluvial

 

8h: Embarque da Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no Turistinha.
8:15 as 9:15 : Embarque dos devotos de Nossa Senhora no Porto Alegre 10.
9:30 - Início da Procissão Fluvial
11:15: Chegada da Procissão no z5
11:30: Celebração e Benção no Salão da Mabilde
12h: Almoço
13:30 - Continuidade dos Festejos
18h: Encerramento

 

Arquidiocese em festa

 

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes também é celebrada nas cidades de Arambaré, Canoas, Viamão, Charqueadas e Arroio dos Ratos.  Na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Arambaré a festa chega a sua 94ª edição. Para bem celebrar a padroeira, na terça-feira (24) tem início a novena preparatória, com missa às 20h, no salão da paróquia. Às 19h15 será rezado o terço com procissão. Em todas as noites os fiéis podem doar alimentos. Após a celebração haverá um momento de confraternização.

 

No município de Charqueadas, na Região Carbonífera, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes chega a sua 77ª edição. A novena em honra a padroeira também tem início nesta terça-feira, com a celebração da Missa sempre às 19h30.  O tema da novena será Vocação: Graça e Missão com o lema: Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 32-33). 

 

Em Canoas, na Região Metropolitana, a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes acontece na paróquia Imaculada Conceição, localizada no bairro Rio Branco, às 9h. A partir das 10h30, na Praia do Paquetá, as embarcações serão abençoadas no local. Não haverá Missa no Paquetá.

 

No município de Viamão, a devoção de Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada na comunidade Itapuã. A capela de Nossa Senhora dos Navegantes terá um tríduo hoje (1º), 02 e 03 de fevereiro, às 19h. Na sexta-feira, a imagem será enviada até a praia dos Passarinhos, após a celebração.

 

No domingo (05), a partir das 8h30, inicia a procissão na Praia dos Passarinhos. A saída dos veículos está marcada para as 9h. Já a procissão fluvial em Itapuã tem início às 10h e às 10h30 será celebrada a Missa festiva. Na parte da tarde haverá festejos com a comunidade e a conclusão da festa se dará com a procissão terrestre às 17h e entronização da imagem no interior da capela às 18h30.

 

No município de Arroio dos Ratos, na Região Carbonífera, as festividades de Nossa Senhora dos Navegantes ocorrerão à noite. Amanhã (02), a partir das 19h30, procissão ,otorizada de Nossa Senhora dos Navegantes – saída em frente da Igreja São José). Às 20h, será celebrada a Santa Missa da Apresentação do Senhor na capela Nossa Senhora Aparecida. Haverá bênção das velas.

 

Convite de Dom Jaime Spengler

https://open.spotify.com/episode/3h3NZxcI8fDoyTRDIcgUiF?si=7c178a2f863d454d



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: