Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: novena inicia na terça-feira (24)

23/01/2023

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: novena inicia na terça-feira (24)

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes neste ano de 2023 se aproxima e para celebrar com muita fé e devoção, tem início na terça-feira (24) a novena em preparação a festa. A Santa Missa será celebrada no santuário de Nossa Senhora dos Navegantes sempre às 19h. O perfil do santuário Nossa Senhora dos Navegantes no Facebook transmitirá a Missa.

 

Confira a programação da novena

24 de janeiro  –  Com Maria chamados a ser povo de Deus

25 de janeiro –  Com Maria, descobrir a graça do chamado

26 de janeiro –  Com Maria, caminhar na amizade com Deus e os irmãos

27 de janeiro – Com Maria, fazendo o caminho do discernimento

28 de janeiro – Com Maria, discernir a própria vocação

29 de janeiro – Maria, modelo de vida laical e familiar

30 de janeiro – Maria, mãe dos sacerdotes

31 de janeiro – Maria, modelo de vida consagrada

1º de fevereiro – Com Maria, viver a cultura vocacional

 

Traslado até a Igreja do Rosário

 

Os fiéis devotos de Nossa Senhora dos Navegantes se reuniram na manhã de domingo (22) para participar do tradicional traslado da imagem da Virgem Maria até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico de Porto Alegre. Aproximadamente 3 mil fiéis percorreram as principais ruas e avenidas da cidade demonstrando toda a sua fé por Maria. A chegada no Centro ocorreu após quase três horas de procissão, que passou pelas avenidas Sertório, Franklin Roosevelt, Farrapos, Voluntários da Pátria até chegar na rua Vigário José Inácio.

 

A celebração da Missa no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.  Em sua homilia, destacou a pessoa de Jesus como “Luz das Nações”.  Dom Jaime Spengler ao meditar o Evangelho do terceiro domingo do Tempo Comum, lembrou o Evangelho do segundo domingo do Tempo Comum, recordando João Batista que o aponta  Jesus como “o Cordeiro de Deus”, fazendo referência a essa mesma luz, que é Jesus. 

 

O arcebispo destacou uma das primeiras palavras usadas por Jesus em seu ministério. “Convertei-vos”.  Dom Jaime lembrou que a visão geral sobre o termo, apesar de nos remeter primeiramente a um comportamento errado, no âmbito moral ou afetivo que precisa ser mudado, trata de algo muito mais profundo: “O Evangelho é a versão de Deus para a humanidade de todos os tempos. Somos convidados a construir sintonia com esta versão. Jesus nos pede isso no seu Evangelho. Será que a mensagem do Evangelho pauta o nosso cotidiano?”

 

Dom Jaime Spengler abordou ainda a vida de Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, como intercessora na busca da sintonia com o Evangelho. “Para isso precisamos de sensibilidade. Desta forma poderemos entender Maria de Nazaré. Ela soube estar em sintonia com o plano de Deus para a sua vida. Vemos nela uma referência para todos nós. Referência de mulher, de esposa, de mãe.”

 

Arquidiocese em festa

 

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes também é celebrada nas cidades de Arambaré, Canoas e Charqueadas.  Na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Arambaré a festa chega a sua 94ª edição. Para bem celebrar a padroeira, na terça-feira (24) tem início a novena preparatória, com missa às 20h, no salão da paróquia. Às 19h15 será rezado o terço com procissão. Em todas as noites os fiéis podem doar alimentos. Após a celebração haverá um momento de confraternização.

 

No município de Charqueadas, na Região Carbonífera, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes chega a sua 77ª edição. A novena em honra a padroeira também tem início nesta terça-feira, com a celebração da Missa sempre às 19h30.  O tema da novena será Vocação: Graça e Missão com o lema: Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 32-33). 

 

Em Canoas, na Região Metropolitana, a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes acontece na paróquia Imaculada Conceição, localizada no bairro Rio Branco. Um tríduo preparatório acontece entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro com missa às 19h.



 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: