Festa de Nossa Senhora dos Navegantes terá programação completa em 2023

12/01/2023

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes terá programação completa em 2023

A Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes-2023 acontecerá do mês de Janeiro a Fevereiro de 2023 em sua plenitude, depois das restrições impostas pela pandemia - no ano passado, a procissão terrestre não ocorreu e uma edição extraordinária da festa foi realizada no mês de agosto, celebrando também os 250 anos de Porto Alegre. 

 

Para marcar o início dos festejos, foi realizada uma procissão fluvial, levando a imagem peregrina de Nossa Senhora dos Navegantes do Centro até a Ilha da Pintada, onde foi realizado um tríduo festivo entre os dias 08 e 11 de janeiro. A imagem peregrina de Nossa Senhora dos Navegantes foi  transportada até o Cais do Porto em carreata até o barco Cisne Branco, e de lá levada até a ilha da Pintada, para uma programação festiva em conjunto com a comunidade de pescadores e devotos das ilhas.

 

Carreatas com a imagem peregrina

 

A festividade de Nossa Senhora dos Navegantes também passará por diferentes paróquias de Porto Alegre, com a realização de carreatas para marcar a chegada da imagem da Virgem Maria. No final de semana foi a vez da paróquia Santa Rosa de Lima, no bairro Rubem Berta, receber a peregrina. Confira abaixo a programação:

 

Terça-feira (17): paróquia São Vicente Mártir. Carreata inícia às 14h

Quinta-feira (19): santuário Santa Rita de Cássia. Carreata inícia às 14h. Retorno no sábado (21) após a missa das 17h

24 de janeiro: paróquia Santo Antônio do Partenon. Carreata inícia às 8h.

26 de janeiro: paróquia São Sebastião Mártir. Carreata inícia às 17h

28 de janeiro: Catedral Metropolitana. Carreata inícia às 8h30

 

 

No próximo dia 22 de janeiro, a programação festiva marca a procissão terrestre, da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em seu barco Esperança na Ida para o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico de Porto Alegre, nos braços de seus guardiões, que são os remadores devotos da Mãe dos Navegantes. 

 

Neste dia, a programação tem início com a Missa presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, às 9h. Logo após, inicia-se a caminhada de fé e devoção com a “Protetora de Porto Alegre” percorrendo as ruas do 4º distrito até o Centro Histórico. A Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, patrimônio imaterial de Porto Alegre, desde 2010, conta com a participação da comunidade paroquial, bem como muitos devotos que vem até a “Casa da Mãe dos Navegantes” para agradecer as muitas graças alcançadas pela sua intercessão. 

 

Como parte importante da Festa, temos a novena preparatória, que são nove dias de missas comemorativas a Nossa Senhora dos Navegantes. A sua novena deste ano de 2023 terá o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil, “Corações ardentes, pés a caminho”. As celebrações acontecem sempre às 19h.

 

24/01 – Terça-feira - Com Maria, chamados a ser Povo de Deus 

25/01 – Quarta-feira – Com Maria , descobrir a graça do Chamado 

26/01 – Quinta-feira – Com Maria, caminhar na amizade com Deus e os irmãos 

27/01 – Sexta-feira - Com Maria, fazendo o Caminho do discernimento

28/01 – Sábado – Com Maria , discernir a própria vocação 

29/01 – Domingo – Maria, modelo de vida laical e familiar 

30/01 – Segunda-feira – Maria, Mãe dos sacerdotes 

31/01 – Terça-feira – Maria, modelo de vida consagrada 

01/02 – Quarta-feira – Com Maria, viver a cultura vocacional 

 

A Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes-2023 tem o seu ponto máximo no retorno no dia 02 de fevereiro. Com a missa de abertura no Santuário de Nossa Senhora dos Rosário, às 7h, e logo após o início da Procissão, com as autoridades eclesiais, autoridades políticas de nossa cidade, imprensa e todos os milhares de devotos que percorrem as ruas com toda a fé. 

 

Após a caminhada pelas avenidas Mauá e Castelo Branco, a chegada na Praça dos Navegantes é regada a lágrimas, flores e aplausos do povo que acompanha a sua Santa. Onde são recebidos pelo Reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, Padre Remi Maldaner. Inicia-se a missa campal presidida por Dom Darley José Kummer, Bispo Auxiliar de Porto Alegre e demais presbíteros, com início previsto para as 10h30 aproximadamente.

 

A programação festiva, além das missas em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, ao longo do dia, também estão previstas apresentações teatrais e musicais. Confira:

 

13h –  Santa Missa

14h – Apresentação MTG

15h – Santa Missa

16h – Show do padre Ezequiel Dal Pozzo

17h – Celebração de entronização de Nossa Senhora dos Navegantes
 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: