Festa de São Jorge: 70 anos de devoção e fé

17/04/2023

Festa de São Jorge: 70 anos de devoção e fé

Uma das festas religiosas mais populares e expressivas de Porto Alegre completa sete décadas de atividades. A tradicional Festa de São Jorge quer agraciar a Capital com muita espiritualidade, devoção e bênçãos. Uma das grandes marcas desta celebração religiosa é a presença do povo afrodescendente que tem em São Jorge o santo guerreiro que defende contra todos os males que ameaçam a vida e o crescimento humano.

 

Por isso, para comemorar a longevidade desta devoção foi escolhido o tema “70 Anos de um Porto Mais Alegre”. Segundo o pároco da Igreja São Jorge, Pe. Sérgio Belmonte, o grande objetivo da festa deste ano é promover o respeito, a tolerância, a compreensão e fraternidade na convivência dos porto-alegrenses. “Num mundo marcado pelo ódio e pela violência, queremos promover a paz e o respeito na convivência em nossa cidade”.

 

Ao longo da semana que antecedeu o início dos festejos religiosos, o pároco foi convidado para audiências com autoridades, entre as quais o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.  Nesta segunda-feira (17), a sessão da Câmara Municipal, que tem início às 14h30, homenageará a festa de São Jorge. A proposição foi do vereador Pedro Ruas. 

Programação Religiosa

 

As atividades religiosas iniciam no dia 20 de abril com as celebrações da Novena Perpétua 70 Anos, com missa às 9h, 12h, 15h e 18h. Durante essas missas, a imagem de São Jorge estará colocada na porta de entrada da Igreja para que todos os fiéis possam entregar as suas flores e seus pedidos. Na sexta-feira (21), as celebrações também acontecem em quatro horários – 9h, 12h, 15h e 18h. 

 

No dia 22 de abril (sábado), uma programação intensa antecede o grande dia da festa do Santo. Haverá missa às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h. Às 19h será realizada a Procissão Luminosa 70 Anos que cruzará ruas e avenidas do Bairro Partenon.

 

No dia 23 de abril (domingo), data que a Igreja comemora em todo o mundo a Festa de São Jorge, a Missa Solene dos 70 Anos será às 9h. Às 10h, acontece a tradicional procissão que seguirá pela Terceira Perimetral, Avenida Ipiranga, Guilherme Alves e Bento Gonçalves. Durante todo o dia haverá festejos populares no Pátio da Igreja São Jorge.

 

Pe. Sérgio Belmonte destaca que neste ano o tema da festa “expressa a necessidade de estabelecer relações harmoniosas, promover os cuidados das pessoas, respeitar a diversidade e garantir a inclusão social para que todas as pessoas possam viver com dignidade. “São Jorge é um santo que acolhe a todas as pessoas, independente de profissão religiosa, origem e opção de vida”.

 

Com informações da Pascom São Jorge

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Fonte:
Pascom São Jorge

Tags: