FINADOS: saiba como celebrar em família e veja a agenda dos bispos na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

01/11/2021

A Igreja celebra nesta terça-feira, 2 de novembro, a “Comemoração de todos os fiéis defuntos”. A data está na tradição católica desde o final do primeiro século como ocasião para lembrar daqueles que partiram desta vida e também para celebrar a vida em Cristo na certeza da ressurreição.

Nesta data, a Igreja motiva que os fiéis repitam a proposta que deu origem à celebração, como ir ao cemitério, participar da missa e rezar pelos que já partiram.

Na segunda-feira (1°), Dia de Todos os Santos, depois da oração mariana do Angelus, o Papa Francisco recordou o Dia de Finados dizendo que está espiritualmente ao lado de todos os que rezam junto ao túmulo de seus entes queridos.

Agenda dos bispos


Na Arquidiocese de Porto Alegre, os bispos realizam as missas conforme agenda abaixo:

- Dom Jaime Spengler - arcebispo de Porto Alegre
Porto Alegre, Cemitério Santa Casa de Misericórdia, às 10h da manhã.

- Dom Adilson Pedro Busin - bispo auxiliar
Arroio dos Ratos, Assentamento Aparecida, 9h às 11h da manhã.

- Dom Aparecido Donizeti - bispo auxiliar
Porto Alegre, Cemitério Parque Jardim da Paz, às 11h da manhã.

- Dom Darley José Kummer - bispo auxiliar
Canoas, Cemitério Parque São Vicente, às 9h30 da manhã.

Indulgências

Neste período de orações aos falecidos, a Igreja oferece a possibilidade de alcançar indulgências em favor dos fiéis falecidos. O Diretório de Liturgia da Igreja no Brasil detalha as indulgências concedidas:

1) Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: diariamente, do dia* 1º ao dia 8º de novembro, nas condições de costume, isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Enchir. Indulgentiarum, n. 13).

2) Ainda neste dia, em todas as igrejas, oratórios públicos ou semipúblicos, igualmente lucra-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos: a obra que se prescreve é a piedosa visitação à igreja, durante a qual se deve rezar a Oração dominical e o Símbolo (Pai nosso e Creio), confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontífice (que pode ser um Pai Nosso e Ave Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade e devoção).
 

*Sobre a forma do item 1 acima, a Penitenciária Apostólica decidiu prorrogar as indulgências para todo o mês de novembro, não apenas para os oito primeiros dias do mês, conforme fez no ano passado. A medida deve-se à pandemia do novo coronavírus e às medidas de restrições.

Em família

Está disponível para download o roteiro “Celebrar em Família” para a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, o Dia de Finados, em 2 de novembro. O material é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para o Dia dos Fiéis Defuntos, a Igreja propõe celebrar a plenitude da vida em Cristo que nos ama e nos redime:

“Mais uma vez, rendemos graças a Deus por seu amor para conosco, porque é rico em misericórdia e quer salvar a todos. É justamente por nos amar tanto que Ele enviou seu único Filho para que, crendo Nele, tenhamos a vida eterna e ressuscitemos no último dia”, ressalta o roteiro preparado para a data.

Clique aqui e baixe o roteiro.



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: