Formação sobre catequese: saiba o que os catequistas verão esta noite

06/05/2021

Catequistas de todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Porto Alegre iniciam hoje (6), às 20h, um percurso de formação intitulado "Metodologia e didática para a catequese on-line". No minicurso de abertura, o convidado é Moisés Sbardelotto, jornalista, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

A Ascom da Arquidiocese perguntou a Moisés o que os catequistas podem esperar de sua apresentação nesta noite. Confira:

Ascom - Moisés, sabemos do imenso desafio de toda a sociedade em se adaptar a uma realidade digital que foi antecipada pela pandemia. Na Igreja e em sua Iniciação à Vida Cristã (IVC), as dificuldades não são menores. Como você pretende abordar o tema "Catequese e cultura digital" nesta primeira noite de formação?

Moisés - O desafio é compreendermos a atual cultura e como a catequese pode se apropriar destas questões. Minha fala estará organizada em o que eu vou chamar de "catequese na rede", "catequese sobre a rede" e "catequese a partir da rede". Na primeira, trarei dados sobre o ambiente digital no Brasil e como a Igreja vem pensando isso. Apresentarei ainda como as gerações X, Y, Z e alpha vêm lidando com o ambiente digital, e inclusive estudos da pedagogia e o que eles estão chamando de "alfabetização transmídia". Em "catequese na rede" o foco será o novo Diretório para a Catequese e a importância do processo como educação para o digital, sobre a necessidade de debater sobre a rede. Na última parte, "catequese a partir da rede", minha intenção é tratar de nossa presença, como cristãos, no ambiente digital. Vou tratar do testemunho, tema central da iniciação à vida cristã. Também no ambiente digital, os catequistas são chamados a dar testemunho. Nossos perfis, o que fazemos na rede, tudo isso conta e muito.

A programação completa da formação é composta por 6 minicursos, realizados ao longo de todo o mês de maio, sempre das 20h às 21h, com transmissão pelo Facebook e Youtube da Editora Paulinas. Clique aqui para conhecer o tema das próximas noites.

A formação é dirigida à catequistas atuantes e novos de todas as etapas – Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese com Adultos. Diversas dioceses de todo o país já confirmaram participação.
 



Autor:
Juliano Rigatti

Fonte:
IVC

Tags: