Futuros diáconos permanentes recebem o ministério do acolitato

20/03/2023

Futuros diáconos permanentes recebem o ministério do acolitato

Os candidatos a diácono permanente na Arquidiocese de Porto Alegre deram um passo importante rumo a ordenação ao receber o ministério do acolitato. A solenidade foi realizada no sábado pela manhã, no Santuário Arquidiocesano Mãe de Deus, localizado no bairro Cascata, em Porto Alegre. A Santa Missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre Dom Bertilo João Morsch, concelebrada por diversos padres e teve, claro, a participação dos atuais diáconos permanentes além das famílias dos candidatos. 

 

A futura turma de diáconos conta com representantes dos quatro vicariatos, dividido da seguinte forma. 

 

Vicariato de Porto Alegre – 5

Vicariato de Canoas – 2

Vicariato de Gravataí – 4

Vicariato de Guaíba – 3

 

O Ministério do Acolitato é a segunda etapa do processo de formação dos diáconos permanentens. O primeiro é o leitorato. A ordenação dos diáconos será realizada a partir do mês de agosto, nas comunidades dos respectivos candidatos. Os requisitos ao diaconato permanente: são leigos, casados, com família constituída e com caminhada na igreja. Exige-se que tenham cinco anos de matrimônio e o Ensino Médio completo. O convite para este serviço deve partir do pároco e ter a aprovação da família.

 

Escola diaconal São Lourenço

 

A Arquidiocese de Porto Alegre mantém a Escola Diaconal São Lourenço. Os encontros ocorrem mensalmente e são realizados no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão. A abertura da escola ocorreu em 14 de Março de 2020. Atualmente são 21 alunos, sendo quatro da diocese de Osório. Os professor todos têm mestrado em suas áreas.  Mesmo no tempo da pandemia os encontros foram realizados, mas na modalidade  Online. Os encontros presenciais foram retomados no 2°semestre de 2021.

 

Na Escola Diaconal São Lourenço estão estudando 20 candidatos da última etapa e 14 da segunda tapa. Ao final do curso, todos alunos da etapa conclusiva apresentaram seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sendo que esse trabalho é de cunho pastoral. O diretor da Escola é o Pe. José Loinir Flach e o vice-diretor é o diácono Walter Branchies Jr. 
 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: