Hinário Litúrgico: acesse os materiais sobre Quaresma

20/02/2021

Como forma de apoiar as comunidades nas celebrações deste período da Quaresma, o Setor Música Litúrgica da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Porto Alegre está disponibilizando em seus canais na internet dois materiais: (1) um folheto de cantos com algumas opções para cada tempo, para ser disponibilizado ao povo; e (2) um arquivo com as partituras dos cantos apresentados.

Acesse os materiais nos links abaixo:
www.arquipoa.com/musica
www.facebook.com/ComissaoLiturgiaArquiPoa

No Comunicado abaixo, entenda como está o processo de atualização e elaboração do novo Hinário Litúrgico, que segue neste primeiro semestre do ano:


ATUALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO HINÁRIO LITÚRGICO 

O Setor Música Litúrgica da Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Porto Alegre através deste comunicado quer atualizar ao clero e aos fiéis leigos, de modo especial os membros da pastoral litúrgica, as próximas etapas do projeto do Hinário Litúrgico. 

No final do ano de 2020 com grande alegria apresentamos o primeiro fascículo do Hinário com cantos para o tempo do advento e do natal. Fruto de um grande trabalho realizado por diversas pessoas que compartilharam de seu tempo de modo voluntário. A elaboração deste primeiro fascículo foi também um aprendizado para melhor compreendermos as necessidades do processo, desde o projeto, seleção de cantos, preparação das letras e partituras, gravação e edição dos vídeos, ensaios de cantos e diversos outros trabalhos necessários. 

A coordenação do projeto do Hinário avaliando o tempo necessário para a elaboração do primeiro fascículo discerniu que não haveria tempo hábil para apresentar um material da mesma qualidade para o tempo da quaresma e pascoa. Por isso, para este tempo litúrgico da quaresma e da páscoa estamos apresentando um material auxiliar, que não é o fascículo do hinário. Ele é composto de um arquivo com um folheto de cantos com algumas opções para cada tempo e um arquivo com as partituras dos cantos apresentados. Serão disponibilizados no site da Arquidiocese de Porto Alegre e nas redes sociais da Comissão de Liturgia (conforme links abaixo). O fascículo do Hinário Litúrgico para a quaresma e páscoa tem a previsão de ser elaborado para o ano de 2022. 

O Setor Música Litúrgica irá se dedicar neste primeiro semestre de 2021 na elaboração do fascículo para o Tempo Comum II. Sendo o Tempo Comum composto por um longo período do ano o setor irá dividir o período em dois fascículos Tempo Comum I (1º domingo ao 17º do T. C.) e Tempo Comum II (18º domingo até a Festa de Cristo Rei). 

Agradecemos a todos os que estão colaborando neste projeto e aos que em suas comunidades estão se esforçando pela adesão e execução dos cantos apresentados. Que Nossa Senhora Mãe de Deus interceda pelas nossas necessidades.

Setor Música Litúrgica 
Comissão de Liturgia Arquidiocese de Porto Alegre

Porto Alegre, 19 de fevereiro de 2021



Autor:
Juliano Rigatti

Tags: