Hinário Litúrgico: Arquidiocese lança novo livro de cantos

15/10/2020

“Cantar é próprio de quem ama.” 

(Santo Agostinho)


Para honrar e manter viva a tradição da música litúrgica, a Arquidiocese de Porto Alegre está lançando neste mês de outubro o seu novo Hinário Litúrgico, uma seleção de cantos para serem usados em todas as paróquias e comunidades. O novo livro de cantos, que deve chegar em todas as igrejas até o final deste mês, estará dividido em fascículos correspondentes aos tempos litúrgicos, o que facilitará o manuseio e a conservação do material.

“Este trabalho vem ao encontro de todos que zelam pela nobreza, beleza e simplicidade das celebrações litúrgicas”, destaca Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, no texto de Apresentação do primeiro volume.

O fascículo referente aos tempos do Advento e Natal contém 127 cantos, e o seu conteúdo está dividido em Orações Eucarísticas, cantos para as Parte Fixas da Missa e cantos específicos para o Advento (Abertura, Apresentação das Oferendas, Comunhão, outros cantos para o Advento), Natal (Abertura, Apresentação das oferendas e Comunhão), Solenidades do Ciclo do Natal (Abertura, Apresentação das oferendas e Comunhão) e outros cantos para o Tempo do Natal.

“O novo Hinário é resultado de muito trabalho da Comissão de Liturgia e Setor de Música. Composto de cantos tradicionais e novos, a escolha de seu conteúdo foi feita com bastante rigor e baseada na escuta das comunidades”, explica o padre Gustavo Alves Batista, referencial arquidiocesano para a Comissão de Liturgia.

"O resultado é um conjunto de cantos que nos ajudará a cantar ainda melhor a Liturgia, selecionados a partir de dois parâmetros gerais: o primeiro leva em consideração quatro critérios fundamentais, litúrgico, teológico, estético e pastoral; e o segundo, que o canto expresse a liturgia do domingo, por isso sempre foram levadas em consideração as antífonas de entrada e comunhão, bem como as leituras do dia”.

Para Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, esta atualização visa a corresponder sempre mais e melhor àquilo que celebramos na liturgia e o tempo no qual nos encontramos.

“A liturgia é viva. Comunidade que se reúne para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor é uma comunidade viva. O canto litúrgico expressa a vida da comunidade; ele reflete a identidade da comunidade. Oxalá nossas liturgias se tornem sempre mais vivas, onde todos possam cantar os louvores do Senhor!”

Humberto Gonçalves Teixeira, que coordenou o projeto junto com o padre Gustavo, também destaca o frescor que a liturgia deve sempre buscar. Para ele, “a Liturgia é viva e o Espírito Santo nos impulsiona e nos ajuda a compreender a cada tempo”.

“A conclusão desse primeiro fascículo do Hinário Litúrgico é um passo importante e necessário nessa caminhada do canto litúrgico de nossa Arquidiocese. Seguimos juntos, como Igreja de Porto Alegre, dando respostas à renovação litúrgica proposta pelo Concílio Vaticano II ao longo dos anos”.

Além da versão impressa, da qual o intuito é facilitar ao máximo o ministério de músicos e cantores, o novo Hinário disponibilizará no site da Arquidiocese, em breve, partituras, cifras e a gravação do conteúdo dos cantos. O processo de coleta de material para os próximos ciclos litúrgicos (o próximo será o Ciclo da Páscoa) já iniciou.

Como ter acesso ao novo Hinário Litúrgico?

As paróquias estão recebendo exemplares ao longo desta semana para uso de suas equipes de Liturgia e Música, e a Loja Centro de Pastoral (Av. Sertório, 305) está comercializando cada unidade a R$ 3,00.

Expediente

Arcebispo Metropolitano
Dom Jaime Spengler

Referencial Arquidiocesano | Comissão de Liturgia
Pe. Gustavo Alves Batista

Coordenador Arquidiocesano | Comissão de Liturgia
Marcelo Meireles Mito

Coordenador Arquidiocesano | Setor Música Litúrgica
Humberto Gonçalves Teixeira

PROJETO DO HINÁRIO LITÚRGICO ARQUIDIOCESANO

Coordenação
Pe. Gustavo Alves Batista
Humberto Gonçalves Teixeira

Organização técnicaAluísio Negrete Cabreira
Eduardo LorenzettiPe. Gustavo Alves BatistaHumberto Gonçalves TeixeiraMarcelo Meireles MitoMichelle A. Girardi Lorenzetti

Análise e seleção dos cantosAluísio Negrete Cabreira
Eduardo Lorenzetti
Pe. Gustavo Alves Batista
Gustavo Ávila
Humberto Gonçalves Teixeira
João Pokorski
Marcelo Meireles Mito
Michelle A. Girardi Lorenzetti
Rodrigo Rubi
Roger Duarte
Tarcísio Back Júnior
Tobias Petry

Edição de partituras
Bruno Nunes
Joubert VidorMateus ElsenbackTarcísio Back JúniorTobias Petry

Colaboração
Ana Carolina OliveiraMaribel dos Santos CanovaMário PacíficoRodrigo Luís Bispo Souza
Revisão de textoIr. Maria Kiusner, OSF
Criação de capaNelson Silveira Pereira
Projeto gráficoEduardo Lorenzetti



Autor:
Juliano Rigatti

Fonte:
Ascom

Tags: