Igreja Católica celebra o Espírito Santo na Solenidade de Pentecostes

03/06/2022

Igreja Católica celebra o Espírito Santo na Solenidade de Pentecostes

A Solenidade de Pentecostes está entre as mais importantes da Igreja Católica. Ao festejar o dom do Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, marca o encerramento do Tempo Pascal na Liturgia exatamente 50 dias após a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

 

Uma das tradições mais belas da solenidade de Pentecostes é a vigília celebrada no sábado. Na Arquidiocese de Porto Alegre o CLJ (Curso de Liderança Juvenil) realiza a Missa na paróquia Coração de Jesus, no bairro Higienópolis, a partir das 20h. 

 

A celebração será realizada com a Liturgia completa da Vigília de Pentecostes, com a proclamação de quatro passagens do Antigo Testamento, quatro Salmos Responsoriais, uma epístola - São Paulo aos Romanos - e o Evangelho de São João.

 

Outras paróquias também proporcionarão aos fiéis participar deste momento, como a paróquia São José, no município de Arroio dos Ratos, a partir das 19h deste sábado. 

 

Em Pentecostes a Igreja Católica faz memória da cena do Cenáculo, em que o Espírito Santo derramou-se sob Nossa Senhora e os Apóstolos. Este dia também celebra o nascimento da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. 

 

No Antigo Testamento Pentecostes é historica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do êxodo.



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: